Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição de intraverbais em crianças com autismo: efeitos do pareamento de estímulos e respostas ecoicas1 1 Malena Costa recebeu bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Carlos Souza é bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa contou com financiamento da Capes (Processo 88887091031201401) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (CNPq - Processo 573972/2008-7, e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Processo 2008/57705-8).

Intraverbal acquisition in autistic children: effects of stimulus pairing and echoic responses

Acquisition du comportement intraverbal chez des enfants autistes : effets de l’appariement des stimuli et des réponses échoïques

Adquisición de intraverbales en niños con autismo: efectos del emparejamiento de estímulos y respuestas ecoicas

Resumo

O ensino de intraverbais para indivíduos com autismo tem sido realizado, principalmente, através de procedimentos que envolvem reforçamento diferencial. Recentemente, o procedimento de observação de pareamento de estímulos (SPOP) surgiu enquanto alternativa para verificar a emergência de repertórios verbais. O SPOP implica o pareamento de estímulos sem exigir outra resposta que a observação do pareamento. O ecoico tem sido apontado como facilitador na emergência de operantes verbais. O presente estudo comparou, com um delineamento de sondas múltiplas concorrentes com tratamento alternado adaptado, a eficácia do SPOP com um procedimento de apresentação contígua de estímulos com requisição de resposta ecoica na emergência de intraverbais em três crianças com autismo. Observou-se a eficácia do SPOP na indução de intraverbais e verificou-se o papel facilitador do ecoico. Discutem-se possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, da extinção de respostas no contexto experimental e da utilização de reforçadores condicionados como parte do SPOP.

Palavras-chave:
procedimento de observação de pareamento de estímulos; intraverbais; ecoico; autismo

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br