Blanchette |
2006Blanchette, I. (2006). The effect of emotion on interpretation and logic in a conditional reasoning task. Memory & Cognition, 34, 1112-1125. doi: 10.3758/BF03193257 https://doi.org/10.3758/BF03193257...
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Inglaterra |
Estudantes universitários (n=32). |
Declarações condicionais com conteúdos neutros (estudo 2) ou combinando conteúdos neutros e emocionais (estudo 1). |
Os participantes tiveram mais acertos nos itens com conteúdos neutros do que nos itens com conteúdos emocionais nos estudos 1A e 1B. No estudo 2, a emoção teve um efeito estatisticamente significativo no raciocínio. |
Blanchette & Campbell |
2012Blanchette, I., & Campbell, M. (2012). Reasoning about highly emotional topics: Syllogistic reasoning in a group of war veterans. Journal of Cognitive Psychology, 24(2), 157-164. doi: 10.1080/20445911.2011.603693 https://doi.org/10.1080/20445911.2011.60...
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Inglaterra |
Veteranos de guerra de nacionalidade britânica (n=41). |
Silogismos que apresentavam conteúdos neutros, emocionais de forma geral e altamente emocionais. |
Os participantes foram mais precisos ao responder sobre problemas relacionados ao combate. O efeito do tipo de conteúdo foi estatisticamente significativo. |
Blanchette & El-Deredy |
2014Blanchette, I., & El-Deredy, W. (2014). An ERP investigation of conditional reasoning with emotional and neutral contents. Brain and Cognition, 91, 45-53. doi: 10.1016/j.bandc.2014.08.001 https://doi.org/10.1016/j.bandc.2014.08....
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Inglaterra |
Estudantes universitários (estudo 1, n=14; estudo 2, n=16). |
Declarações condicionais com conteúdos neutros e emocionais. |
Houve um efeito estatisticamente significativo da emoção, no qual os participantes endossaram mais as conclusões com conteúdos neutros como logicamente válidas do que nos aquelas com conteúdos emocionais. |
Blanchette et al. |
2014aBlanchette, I., Gavigan, S., & Johnston, K. (2014a). Does emotion help or hinder reasoning? The moderating role of relevance. Journal of Experimental Psychology: General, 143(3), 1049-1064. doi: 10.1037/a0034996 https://doi.org/10.1037/a0034996...
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Inglaterra (estudo 1) e Canadá (estudos 2, 3 e 4) |
Estudantes universitários (estudo 1, n=54; estudo 2, n=92; estudo 3, n=28; estudo 4, n=40). |
Declarações condicionais. |
Os participantes apresentaram menos respostas corretas quando as imagens eram emocionais, em comparação com as neutras, na condição irrelevante em todos os estudos. |
Blanchette & Leese |
2011Blanchette, I., & Leese, J. (2011). The effect of negative emotion on deductive reasoning: Examining the contribution of physiological arousal. Experimental Psychology, 58(3), 235-246. doi: 10.1027/1618-3169/a000090 https://doi.org/10.1027/1618-3169/a00009...
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Inglaterra |
Estudantes universitários (estudo 1, n=44; estudo 2, n=38; estudo 3, n=40). |
Silogismos contendo palavras neutras (estudo 1), silogismos emocionais (estudo 2) ou combinações de silogismos neutros, de valência negativa com baixa ativação ou de valência negativa com alta ativação (estudo 3). |
No estudo 1, houve uma diferença significativa entre a média de respostas corretas dos itens com valência neutra e dos itens com valência emocional. Contudo, no estudo 2 não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no desempenho nas tarefas nos itens acompanhados por figuras emocionais e figuras neutras. Já no estudo 3, o efeito do tipo de conteúdo emocional foi estatisticamente significativo. |
Blanchette et al. |
2014bBlanchette, I., Lindsay, P., & Davies, S. (2014b). Intense emotional experiences and logicality: An exploration of deductive reasoning in survivors of sexual abuse. The Psychological Record, 64(4), 859-867. doi: 10.1007/s40732-014-0073-4 https://doi.org/10.1007/s40732-014-0073-...
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Inglaterra |
Mulheres sobreviventes de experiências relacionadas a abuso sexual (n=141). |
Declarações condicionais que versavam sobre conteúdos neutros, emocionais de forma geral e relativos ao abuso sexual. |
As sobreviventes providenciaram menos respostas corretas do que os controles para os problemas neutros e para os problemas relacionados ao abuso sexual. |
Blanchette & Richards |
2004Blanchette, I., & Richards, A. (2004). Reasoning About Emotional and Neutral Materials: Is Logic Affected by Emotion? Psychological Science, 15(11), 745-752. doi: 10.1111/j.0956-7976.2004.00751.x https://doi.org/10.1111/j.0956-7976.2004...
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Inglaterra |
NI (estudo 1, n=30; estudo 2, n=40). |
Declarações condicionais utilizando palavras (estudo 1) ou não palavras (estudo 2) neutras e emocionais (estudo 1). |
A emoção também teve um efeito estatisticamente significativo na média de respostas logicamente válidas, em que as maiores médias foram nas declarações neutras, comparadas às emocionais. |
Blanchette et al. |
2007Blanchette, I., Richards, A., Melnyk, L., & Lavda, A. (2007). Reasoning about emotional contents following shocking terrorist attacks: a tale of three cities. Journal of experimental psychology. Applied, 13(1), 47-56. doi: 10.1037/1076-898X.13.1.47 https://doi.org/10.1037/1076-898X.13.1.4...
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Inglaterra e Canadá |
Estudantes de três universidades diferentes (estudo 1, n=73; estudo 2, n=41). |
Silogismos formados por conteúdos relacionados ao terrorismo, por conteúdos emocionais de forma geral e por conteúdos neutros. |
O tipo de conteúdo teve um efeito estatisticamente significativo na proporção de respostas logicamente válidas, sendo que os participantes foram mais precisos nos conteúdos neutros, seguidos dos conteúdos relacionados ao terrorismo e dos emocionais em geral. |
Brunetti et al. |
2014Brunetti, M., Perrucci, M. G., Di Naccio, M. R., Ferretti, A., Del Gratta, C., Casadio, C., & Romani, G. L. (2014). Framing deductive reasoning with emotional content: An fMRI study. Brain and Cognition, 87, 153-160. doi: 10.1016/j.bandc.2014.03.017 https://doi.org/10.1016/j.bandc.2014.03....
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Itália |
NI (n=13). |
Silogismos com conteúdos neutros ou emocionais de valência negativa. |
A valência do silogismo apresentou um efeito significativo em relação ao desempenho na tarefa, sendo que os sujeitos cometeram mais erros lógicos ao responder os silogismos com conteúdo negativo do que ao responder os silogismos com conteúdo neutro. |
Cagnin & Leme |
2018Cagnin, S., & Leme, M. I. S. (2018). The effects of the evaluative content of premises on the deductive reasoning of psychology students. Temas em Psicologia, 26(2), 819-834. doi: 10.9788/TP2018.2-11Pt https://doi.org/10.9788/TP2018.2-11Pt...
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Brasil |
Estudantes universitários do curso de Psicologia (n=480). |
Silogismos categóricos com conteúdos valorativos neutros, apreciativos e depreciativos. |
Houve uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos com conteúdos depreciativos e neutros, sendo que as médias de respostas válidas foram menores no grupo de conteúdo depreciativo do que no grupo de conteúdo neutro. Não houve diferença significativa estatisticamente entre o grupo neutro e o apreciativo. |
Caparos & Blanchette |
2016Caparos, S. & Blanchette, I. (2016) Independent effects of relevance and arousal on deductive reasoning. Cognition and Emotion, 31(5), 1012-1022. doi: 10.1080/02699931.2016.1179173 https://doi.org/10.1080/02699931.2016.11...
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Canadá |
Mulheres vítimas de abusos sexuais e/ou de acidentes de carro (n=85). |
Silogismos categóricos com conteúdos neutros, de baixa relevância e de alta relevância. |
As porcentagens de erros na tarefa foram maiores para os conteúdos emocionais do que para os conteúdos neutros. O grupo de vítimas de abuso teve porcentagens menores de erros nos conteúdos relacionados ao abuso do que o grupo controle. O grupo de vítimas de acidente obteve erros percentuais menores do que o grupo controle nos conteúdos sobre acidentes de carro. |
Eimontaite et al. |
2018Eimontaite, I., Goel, V., Raymont, V., Krueger, F., Schindler, I., & Grafman, J. (2018). Differential roles of polar orbital prefrontal cortex and parietal lobes in logical reasoning with neutral and negative emotional content. Neuropsychologia, 119, 320-329. doi: 10.1016/j.neuropsychologia.2018.05.014 https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
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Inglaterra |
Veteranos da guerra do Vietnã com dano cerebral (n=115). |
Silogismos envolvendo conteúdos neutros e emocionalmente negativos. |
Verificou-se que os pacientes com lesões nos lobos frontais direito e esquerdo tiveram desempenho pior nas declarações do tipo emocional. |
Eliades et al. |
2012Eliades, M., Mansell, W., Stewart, A. J., & Blanchette, I. (2012). An investigation of belief-bias and logicality in reasoning with emotional contents. Thinking & Reasoning, 18(4), 461-479. doi: 10.1080/13546783.2012.713317 https://doi.org/10.1080/13546783.2012.71...
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Inglaterra (estudo 1) e Canadá (estudo 2). |
Estudantes universitários do sexo feminino (estudo 1, n=73), com um acréscimo de um grupo de mulheres vítimas de abusos sexuais (estudo 2, n=57). |
Silogismos categóricos com conteúdos neutros, emocionais de forma geral e altamente emocionais. |
O desempenho na tarefa foi mais consoante com a lógica nos itens neutros comparados aos itens emocionais em geral e aos itens relacionados ao abuso sexual. |
Goel et al. |
2017Goel, V., Lam, E., Smith, K. W., Goel, A., Raymont, V., Krueger, F., & Grafman, J. (2017). Lesions to polar/orbital prefrontal cortex selectively impair reasoning about emotional material. Neuropsychologia, 99, 236-245. doi: 10.1016/j.neuropsychologia.2017.03.006 https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
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Canadá |
Veteranos da guerra do Vietnã com dano cerebral (n=63). |
Silogismos categóricos envolvendo conteúdos neutros e conteúdos emocionais negativos. |
Houve uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos nos itens com conteúdo emocional em relação ao desempenho na tarefa. |
Goel & Vartanian |
2011Goel, V., & Vartanian, O. (2011). Negative emotions can attenuate the influence of beliefs on logical reasoning. Cognition & Emotion, 25(1), 121-131. doi: 10.1080/02699931003593942 https://doi.org/10.1080/0269993100359394...
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Canadá |
Estudantes universitários (n=34). |
Silogismos formados por conteúdos de valência neutra ou emocionalmente negativa. |
O tempo de reação foi mais alto para os itens válidos logicamente na condição negativa do que na condição neutra. |
Harvey |
2018 Harvey, A. (2018). Effects of emotion, emotional tolerance, and emotional processing on reasoning (Dissertação de Mestrado, University of Colorado, Colorado Springs, U.S). Recuperado de https://mountainscholar.org/bitstream/handle/10976/167052/Harvey_uccs_0892N_10416.pdf?sequence=1 https://mountainscholar.org/bitstream/ha...
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Estados Unidos |
Estudantes universitários (estudo 1, n=117; estudo 2, n=365). |
Declarações condicionais formadas por conteúdos neutros e emocionais. |
O tipo de emoção predisse a validez lógica das respostas nos estudos 1 e 2, tendo os participantes apresentado melhor desempenho nas questões neutras do que nas emocionais. |
Jung et al. |
2014Jung, N., Wranke, C., Hamburger, K., & Knauff, M. (2014). How emotions affect logical reasoning: Evidence from experiments with mood-manipulated participants, spider phobics, and people with exam anxiety. Frontiers in Psychology, 5, 1-12. doi: 10.3389/fpsyg.2014.00570 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.00570...
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Alemanha |
Estudantes universitários (estudos 1, n=30; e 2, n=30), estudantes com fobia de aranhas (estudo 3, n=16) e um grupo com ansiedade relacionada a provas (estudo 4, n=34). |
Tarefa de seleção de Wason modificadas para apresentar conteúdos neutros, valorativos e depreciativos (estudo 1); problemas de raciocínio envolvendo conteúdos neutros, positivos e negativos (estudo 2); problemas de raciocínio compostos por conteúdos neutros, emocionais de forma geral e altamente emocionais (estudos 3 e 4). |
No estudo 1, não foi observado efeito estatisticamente significativo do conteúdo da tarefa. Já no estudo 2, a menor taxa de erros foi obtida nos itens com conteúdo negativo, seguida dos itens com conteúdo neutro e dos itens com conteúdo positivo. No estudo 3, os participantes com fobia de aranha tiveram uma performance pior nos problemas com conteúdo relativo à fobia de aranhas do que nos problemas negativos de forma geral. No estudo 4, os problemas inferenciais condicionais com conteúdo relacionado ao medo de teste apresentaram mais erros do que os problemas com conteúdo negativo em geral e do que os problemas com conteúdo neutro. |
Marling |
2015 Marling, M. R. (2015). Left Hemisphere Lesions Differentially Impact Conditional Reasoning with Familiar and Emotional Content (Dissertação de Mestrado, York University, Toronto, Ontario, Canadá). Recuperado de https://yorkspace.library.yorku.ca/xmlui/bitstream/handle/10315/30018/Marling_Miriam_RR_2015_Masters.pdf?sequence=2 https://yorkspace.library.yorku.ca/xmlui...
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Canadá |
Veteranos de guerra com lesões cerebrais (n=106). |
Declarações condicionais com conteúdo emocional, não emocional ou sem conteúdo. |
Os participantes com lesões no hemisfério esquerdo tiveram performances piores nas declarações condicionais emocionais do que os participantes com lesões no hemisfério direito e do que os participantes do grupo controle. |
Stollstorff |
2010 Stollstorff, M. (2010). Modulation of reasoning bias and brain activation by serotonin transporter genotype and emotional content (Tese de Doutorado, Georgetown University, Washington, DC, USA). Recuperado de https://repository.library.georgetown.edu/bitstream/handle/10822/553227/stollstorffMelanie.pdf?isAllowed=y&sequence=1 https://repository.library.georgetown.ed...
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Estados Unidos |
Estudantes universitários com polimorfismo no gene transportador de serotonina (estudo 1, n=169; estudo 2, n=30). |
Problemas relacionais envolvendo conteúdos emocional negativo e conteúdo neutro. |
Os participantes tiveram uma maior porcentagem de acertos para os problemas incongruentes emocionais do que para os problemas incongruentes não emocionais. |
Trémolière et al. |
2018Trémolière, B., Maheux-Caron, V., Lepage, J. F., & Blanchette, I. (2018). tDCS Stimulation of the dlPFC Selectively Moderates the Detrimental Impact of Emotion on Analytical Reasoning. Frontiers in Psychology, 9, 568. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00568 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00568...
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Canadá |
Estudantes universitários (n=34). |
Silogismos com conteúdo emocional negativo e conteúdo neutro. |
O tempo de reação apresentou uma interação estatisticamente significativa com a emoção, dado que os participantes demoraram mais para resolver os problemas com conteúdo emocional do que os problemas com conteúdo neutro. |
Viau-Quesnel et al. |
2019Viau-Quesnel, C., Savary, M., & Blanchette, I. (2019). Reasoning and concurrent timing: a study of the mechanisms underlying the effect of emotion on reasoning. Cognition & Emotion, 33(5), 1020-1030. doi: 10.1080/02699931.2018.1535427 https://doi.org/10.1080/02699931.2018.15...
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Canadá |
NI (estudo 1, n=28; estudo 2, n=24). |
Silogismos com conteúdo neutro ou emocionais negativos. |
Houve um efeito estatisticamente significativo da emoção na taxa de acertos na tarefa nos estudos 1 e 2, dado que a performance foi pior nas respostas dos silogismos com conteúdo emocional do que nos silogismos com conteúdo neutro. |