Acessibilidade / Reportar erro

Aderência e infecção experimental de bactérias associadas com infecções peridentárias de bovinos jovens no Brasil ("cara inchada")

Foram realizados ensaios in vitro e in vivo para estudar o possível envolvimento de actinomicetos do solo como produtores de estreptomicina e actinomicina na pathogênese da periodontite da ,,cara inchada" dos bovinos (CI). A aderência de Bacteroides spp. às células epitheliais da gengiva marginal de bezerros, dos quais se sabe estarem associados às lesões progressivas da CI, aumentou significantivamente através a adição de estreptomicina, actinomicina ou de antibióticos produzidos pelo cultivo de actinomicetos do solo. Aplicações de Bacteroides spp. e Actinomyces pyogenes, junto com os antibióticos, na gengiva dos dentes premolares maxilares de bezerros da raça holandês preto-branco, de cerca de 1 mês de idade, não provocaram lesões progressivas da CI. Somente um bezerro mostrou leve diarréia e retração temporária da gengiva no local da aplicação.

"Cara inchada"; bovinos; infecção peridentária; Bacteroides spp.; estreptomicina; actinomicina; aderência


Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA Pesquisa Veterinária Brasileira, Caixa Postal 74.591, 23890-000 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel./Fax: (55 21) 2682-1081 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: pvb@pvb.com.br