Posição da discussão da tabela periódica no livro |
Identificar se a tabela se encontra no início (primeiro
quarto do livro), no meio (segundo e terceiro quartos do livro) ou
no final (último quarto do livro). |
O local indica se a tabela é um ponto de partida
(início) do estudo da química ou um ponto de chegada (final), ou,
ainda, se seria construída e depois utilizada, como na concepção
original de Mendeleev (meio). |
Presença de um capítulo específico para o tema |
Identificar a existência de um capítulo dedicado à
tabela periódica, ou se ela é discutida junto com outros temas, como
a estrutura atômica e a classificação dos elementos (divisão em
metais e ametais, por exemplo). |
O capítulo em que é discutida a tabela periódica sugere
a importância atribuída ao tema: um capítulo específico indica maior
relevância. |
Apresentação do histórico anterior a Mendeleev |
Identificar se há uma apresentação e discussão de
trabalhos anteriores ao de Mendeleev sobre o tema, e se há menção
aos nomes de seus autores. Identificar se ocorre a apresentação do
processo de construção da tabela periódica por Mendeleev,
explicitando o método utilizado, o tempo envolvido nesse processo,
se houve aprimoramentos na tabela e qual o objetivo da sua
construção. |
O histórico fornece indícios a respeito de concepções
sobre o processo de construção do conhecimento científico: se é um
processo linear ou complexo, se surge da genialidade de um cientista
independente do contexto da época, como se dá sua transformação ao
longo do tempo, etc. |
Apresentação do trabalho de Meyer |
Identificar se o trabalho de Meyer é citado e discutido
no livro. |
O trabalho de Meyer foi simultâneo e independente de
Mendeleev, e se constitui em um exemplo de disputa de autoria e
primazia sobre um trabalho científico. |
Identificação de problemas na tabela de Mendeleev |
Identificar quais seriam os problemas na tabela
periódica original, e se eles influenciaram sua credibilidade. |
A apresentação de problemas se constitui em contraponto
a concepções sobre o surgimento de ideias prontas e acabadas nas
mentes geniais dos cientistas. Ao contrário, mostra que um trabalho
científico pode apresentar aspectos a serem melhorados ou
aprofundados no futuro. |
Discussão acerca das previsões de novos elementos
feitas por Mendeleev |
Identificar se as previsões são descritas como
importantes, e qual a sua relevância para a tabela periódica e para
a aceitação da mesma pela comunidade científica. |
Algumas previsões feitas por Mendeleev se confirmaram,
constituindo exemplos de raciocínio dedutivo na construção do
conhecimento químico. Também exemplificam como o caráter preditivo
de uma concepção inovadora tende a ser um importante aspecto para
sua aceitação. |
Forma de apresentação da tabela |
Identificar se a organização da tabela é apresentada de
acordo com a ordem crescente das massas atômicas (como feito
originalmente por Mendeleev) ou dos números atômicos (propriedade
caracterizada no início do século XX). |
A forma de apresentação depende, evidentemente, do
período em que foi publicado o livro. Se posterior à concepção de
números atômicos, permite identificar se a apresentação segue uma
abordagem histórica para a construção do conhecimento. |
Propriedades periódicas apresentadas e discutidas no
livro |
Identificar quais propriedades são apresentadas e quão
profunda é a discussão, e caracterizar se o foco recai sobre
propriedades macroscópicas ou microscópicas, físicas ou químicas, e
se há discussão da estrutura atômica, e em que contexto. |
A natureza das propriedades apresentadas (que dependem
do período em que o livro foi publicado), e a profundidade da
discussão podem indicar compromisso com a abordagem histórica, ou
preocupação em apresentar somente o estágio atual do conhecimento
químico. |
Enunciação da lei periódica |
Identificar o uso da expressão "lei periódica" e se ela
é mencionada em sua forma original, indicando a relação entre as
massas atômicas e as propriedades dos elementos, ou em sua forma
moderna, na qual a relação é estabelecida entre os números atômicos
e as propriedades. |
O uso ou não da palavra "lei" neste contexto indica
concepções sobre a natureza das leis em química, que podem ou não
ter o mesmo estatuto epistemológico que as leis em física. 1313 Van Sprosen, J.; The Periodic System of Chemical Elements: a
History of the First Hundred Years. Elsevier: Amsterdam,
1969. Também pode indicar
compromisso com a abordagem histórica. |