Conferência de Estocolmo (Estocolmo) |
1972 |
- São lançadas na comunidade internacional as primeiras propostas de qualificação de educadores para trabalhar com a temática ambiental e desenvolvimento de métodos para a implantação da incipiente Educação ambiental.22 Lima, G. F. C.; Educação Ambiental no Brasil: Formação, Identidade e Desafios. 1ª ed., Editora Papirus: Campinas, 2011.
- Recomendação da constituição de um programa internacional de educação ambiental.
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Encontro Internacional de Educação Ambiental (Belgrado) |
1975 |
-Publicação do que ficou conhecido como a Carta de Belgrado, um documento que estabeleceu seis objetivos para a EA ainda considerados atuais.88 Cassino. K. F. D.; Echeverrìa, A. R.; Quim. Nova Esc. 2013, 36, 220.
- Criação do Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA).
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1a Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental (Tbilisi) |
1977 |
- Principal marco regulatório da EA por ter definido, como consequência da declaração ratificada em seu encerramento, os objetivos, as características e os meios orientadores do então recente campo de saber.11 Ribeiro, J. A. G.; Cavassan, O.; GÓNDOLA, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 2013, 8, 2, 61.,99 Queiroz, F. L. L.; Camacho, R. S.; Fórum Ambiental da Alta Paulista 2016, 12, 1.
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Conferência de Moscou (Moscou) |
1987 |
- Criação de um quadro teórico-metodológico que recomendava a reorientação dos processos educacionais no sentido da materialização da educação ambiental. Daí surge também um plano para expansão da EA durante a década de 90.1010 Moradillo, E. F.; Oki, M. M.; Quim. Nova 2004, 27, 332.
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Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio ambiente (Rio de Janeiro) |
1992 |
- Publicação da Agenda 21, documento que firmava compromissos para o desenvolvimento da sustentabilidade e para a elevação da qualidade de vida no planeta. |
Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade (Tessalônica) |
1997 |
- A EA é reconhecida, ao lado da economia, da legislação e da tecnologia, como um dos quatro pilares da sustentabilidade.77 Layrargues, P. P.; Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 2003.
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