P1 |
Sim. Uma vez que nossa população enfrentou a problemática, deveríamos ter a formação dos estudantes de Química com este conteúdo que é relevante na nossa história. |
Sim |
P2 |
Sim! Pois não se trata apenas do conteúdo em si, mas também de nossa história. |
Sim |
P3 |
Sem dúvida!! Vejo que se trata de um conteúdo negligenciado pelas Instituições Federais de Ensino. |
Não |
P15 |
Sim! Pois foi um acidente com repercussão mundial e sendo assim é preciso uma compreensão melhor sobre o que aconteceu! |
Não |
P17 |
Sim. Por se tratar de um acidente radiológico ocorrido no estado e que provocou consequências à população de Goiânia e do estado na época, é importante apresentar a parte histórica e a ação dos poderes para minimizar/mascarar os efeitos causados pelo acidente. Além disso, a contextualização do acidente permite reflexões no sentido de desmistificar alguns conhecimentos sobre a radioatividade como algo exclusivamente maléfico, e a partir dos conhecimentos construídos, torna-se possível evitar futuros acidentes radiológicos e similares. |
Não |
P18 |
Considero que essa temática deveria fazer parte da ementa, em uma disciplina geral ou específica, pois é um assunto que está previsto no currículo nacional para o ensino médio. E as Instituições de Ensino Superior, como formadora de docentes, deveria disponibilizar esses conteúdos a seus licenciandos. E considerando nossa realidade local/regional o acidente radiológico em Goiânia deveria ser abordado, para que enquanto futuros docentes, possam vir a desmistificar muitas concepções relacionadas ao tema e mostrar como é importante o conhecimento científico para conhecer, compreender e intervir no meio em que vive de forma crítica, não se amparando em senso comum e sabendo analisar o que é veiculado pela mídia. |
Não |
P19 |
Sim, porque faz parte da história de Goiás e os alunos gostam de saber sobre o acidente, sobre o que radioatividade, existe um interesse neste assunto. |
Não |
P23 |
Sim, pois os conteúdos de radioatividade fazem parte da BNCC na área da química e a ausência destes no programa da Licenciatura em Química faz com que o professor tenha que de certa forma, aprender sozinho para poder ensinar. |
Não |
P24 |
Sim deveria. Como a química aborda esse tema no ensino médio seria de muita importância um maior aprofundamento nesse tema na formação do profissional. |
Não |
P27 |
Sim. O crime que aconteceu merece ser conhecido por todas as gerações. Uma disciplina com esse tema gerador, é de fundamental importância para nós goianos. |
Sim |
P28 |
Sim, pois, é um conhecimento importante para a área da Química além de ser exigido no currículo do Estado de Goiás. Então, como professores temos que buscar nossa própria formação através de pesquisas para assim prepararmos as aulas do tema para nossos alunos. |
Sim |
P29 |
Sim, 1º por ser um assunto presente na ementa da disciplina de Química do ensino médio e 2º por permitir contextualizar o assunto e desmistificar que a radioatividade é apenas nociva, “maléfica”. Apresentando a importância e as diversas aplicações, possibilitando que a conscientização e esclarecimento sobre o tema evitem que novos acidentes como o de 1987 ser repitam por desconhecimento. |
Não |
P35 |
Sim, deveria sim, já que a sociedade goiana vivenciou esse episódio, é uma questão até mesmo de resgate histórico e, ainda, daria formação contextualizada sobre essa temática aos futuros professores que irão atuar em sala de aula. |
Sim |
P38 |
Sim. É um assunto pouco falado na graduação e muito pertinente à formação, não só pela importância e aplicação dos conceitos, mas também porque conta parte da história da nossa cidade. Acredito ser necessário aprender com o que foi vivenciado à época e que ensinamentos e lições apreendemos de toda situação ocorrida. |
Sim |
P42 |
Sim, deveria. Pois, quando estamos na sala de aula do ensino fundamental e médio em solo goiano, os estudantes perguntam constantemente sobre esse tema. Esse tema, faz parte da nossa história e deve tanto ser lembrado quanto ensinado em nossas escolas. |
Sim |