PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012. p. 31-58. |
Importância do estágio e suas diferentes formas de se realizar para fomentar a formação docente. |
ARROIO, A.; UBIRAJARA PEREIRA RODRIGUES FILHO, U. P.; SILVA, A. B. F. da. A formação do pós-graduando em química para a docência em nível superior. Química Nova, v. 29, n.6, p. 1387-1392, 2006. ZANON, D. A. V.; OLIVEIRA, J. R. S. de; QUEIROZ, S. L. Necessidades formativas de professores de química no ensino superior: visões de alunos de pós-graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2009, Florianópolis, Anais...Florianópolis: ABRAPEC, 2009. p. 1-11. |
Características da docência em nível superior e os desafios para os pós-graduandos. |
TALANQUER, V. Macro, submicro, and symbolic: the many faces of the chemistry “triplet”. International Journal of Science Education, v. 33, n. 2, p. 179-195, 2011. MAHAFFY, P. The future shape of chemistry education. Chemistry Education Research and Practice, v. 5, n. 3, p. 229-245, 2004. |
Compreensão de que para aprender e ensinar química é preciso considerar a multiplicidade de expressões da química, assim como a necessidade de transitar entre ela. |
TOURINHO E SILVA, A. C.; MORTIMER, E. F. Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 121-153, 2010. |
Estratégias de interação entre professor-estudantes em sala de aula para a produção de enunciados e discursos científicos. |
CASTRO, A. D. O ensino: objeto da didática. In: In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. p. 3-24. GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. p. 127-140. |
Aspectos relacionados à planejamento de aulas e como produzir conhecimento sobre as próprias aulas. |
MORTIMER, E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de ciências. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, R. J. de (Orgs.). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1998. p. 99-118. MORTIMER, E. F.; CHAGAS, A. N.; ALVARENGA, V. T. Linguagem científica versus linguagem comum nas respostas escritas de vestibulandos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 3, n. 1, p. 7-19, 1998. |
Importância da linguagem científica como forma de identificar e avaliar o processo de aprendizagem. |
SANTOS; W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 110-132, 2002. SANTOS; W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 7, n.1, p. 95-101, 2001. |
Abordagem de ensino que busca explorar a relação entre os conhecimentos científicos em um contexto social e de formação crítica para a cidadania. |