RESUMO
Objetivo:
esta pesquisa pretende verificar a influência das percepções de barreiras de carreira e de adaptabilidade na empregabilidade e na satisfação com a carreira entre formandos em Administração em instituições de educação superior.
Métodos:
realizou-se uma pesquisa do tipo survey com 358 estudantes dos últimos semestres da graduação. A análise dos dados envolveu estatística descritiva, teste de hipótese da diferença entre médias amostrais e modelagem de equações estruturais.
Resultados:
houve diferenças significativas nas percepções de barreiras de carreira conforme o sexo e a cor. No teste das hipóteses, constatou-se que barreiras contextuais de carreira não predizem a empregabilidade e a satisfação, ao contrário do que era esperado. Já a adaptabilidade se revelou como preditora de ambas, e a empregabilidade se revelou como preditora da satisfação.
Conclusões:
os resultados reforçam que as características sociodemográficas dos indivíduos são indicadores potenciais para a compreensão das percepções de barreiras de carreira. Ademais, o desenvolvimento contínuo pelos estudantes da adaptabilidade (preocupação, controle, curiosidade, confiança) para construir as carreiras e a própria vida influencia de forma importante as percepções favoráveis de capacidades gerais para o trabalho (empregabilidade) e de sucesso na carreira.
Palavras-chave:
desenvolvimento de carreira; barreiras de carreira; adaptabilidade; sucesso de carreira; educação superior