RESUMO
Objetivo:
o presente artigo pretende ajudar a desvendar se e como a incerteza econômica interage com a estrutura informacional do sentimento.
Métodos:
a estratégia empírica baseia-se em teste de causalidade não linear e não paramétrico para investigar a interação entre as variáveis enquanto distribuições. Este artigo constrói principalmente a partir da literatura sobre formação de expectativas.
Resultados:
foi encontrado que a incerteza com base na mídia (ex-ante) antecede o sentimento, no máximo, até o segundo momento de sua distribuição. Além disso, o sentimento ajuda a prever a estrutura informacional da incerteza dos fundamentos (ex-post) e momentos de ordem superior da incerteza ex-ante.
Conclusão:
sentimento pode ser considerado um canal para incerteza através do tom das expectativas e de expectativas errôneas. Medidas de incerteza ex-ante podem ainda ajudar a calibrar o cálculo racional custo-benefício da atenção ao atuar como indicador antecedente do maior valor da informação.
Palavras-chave:
expectativas; incerteza econômica; sentimento; testes de causalidade não linear