RESUMO
Objetivo:
neste artigo, problematizamos como os métodos de pesquisa on-line foram reduzidos a adaptações de técnicas anteriores de coleta de dados e discutimos como as propriedades idiossincráticas dos ambientes on-line podem impulsionar o desenvolvimento paradigmático de métodos qualitativos on-line.
Proposta:
identificamos cinco pistas para o desenvolvimento paradigmático de métodos de pesquisa qualitativa on-line: (1) as novas socialidades que emergem das interações on-line; (2) os processos envolvidos na afirmação de identidades e selves on-line; (3) a crescente dificuldade na distinção entre privado e público no ambiente on-line, e o que a privacidade significa nesse contexto; (4) o aumento da agência dos participantes em pesquisas qualitativas on-line; e (5) a crescente indistinção entre os fenômenos sociais em seus contextos on-line e off-line.
Conclusão:
ao utilizar ontologias e epistemologias que não consideram as especificidades da experiência on-line, e ao focar excessivamente na adaptação de métodos conhecidos aos novos ambientes, nós pesquisadores ficamos limitados a conceber a experiência on-line e a operar nela através de categorias off-line. Dessa maneira, perdemos a oportunidade de desenvolver métodos nativos e paradigmáticos de pesquisa qualitativa on-line, que poderiam proporcionar um melhor entendimento dos fenômenos que investigamos.
Palavras-chave:
métodos qualitativos; pesquisa on-line; coleta de dados; análise de dados; desenvolvimento de métodos