RESUMO
Objetivo:
há uma necessidade contínua de que as empresas se esforcem para manter os ideais dentro dos valores ambientais, econômicos e sociais - comumente conhecidos como triple bottom line. A manufatura como um setor avançou drasticamente e a literatura sobre modelos de negócios sustentáveis neste setor emergiu. O objetivo deste artigo é analisar modelos de negócios sustentáveis na manufatura e as abordagens e desafios enfrentados na sua criação e implementação.
Métodos:
este artigo usa uma abordagem sistemática para revisar a literatura. Identificamos modelos de negócios sustentáveis e os classificamos em diferentes áreas da indústria, enquanto estratégias e desafios emergem da literatura.
Resultados:
os resultados indicam que há algum trabalho empírico realizado na investigação das dimensões sociais e ambientais da sustentabilidade na manufatura. No geral, há uma transição contínua para modelos de negócios sustentáveis em várias divisões da indústria. No entanto, a criação e entrega de valor econômico sustentável ainda são inexploradas.
Conclusões:
a pesquisa fornece uma visão para pesquisadores e profissionais sobre como as organizações implementam a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, agregam valor às suas partes interessadas. Ele também fornece novos caminhos para a realização de pesquisas em estratégias inexploradas de modelagem de negócios sustentável.
Palavras-chave:
modelo de negócio sustentável; manufatura sustentável; revisão sistemática da literatura; sustentabilidade; arquétipos do modelo de negócios