Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da Confiança entre a Pressão de Tempo e Complexidade no Julgamento e Tomada de Decisão em Auditoria

RESUMO

Objetivo:

o estudo objetivou avaliar o efeito moderador da confiança na influência conjunta da pressão de tempo e complexidade no julgamento e tomada de decisão (JTD) em auditoria. Utilizou-se a teoria da decisão comportamental (TDC) sob a ótica da heurística da ancoragem.

Métodos:

como método foi utilizado o experimento 2x2x2, com amostra final de 126 auditores independentes. Para análise foram utilizados o teste t e a regressão linear múltipla.

Resultados:

os achados permitem inferir que os fatores confiança, pressão de tempo e complexidade, de forma individual e conjunta, influenciam no JTD. O estudo mostrou que a confiança modera a influência conjunta da pressão de tempo e complexidade no JTD. A pressão de tempo e a complexidade da tarefa influenciam negativamente o JTD, mas ao incluir a confiança como fator moderador, o efeito da pressão de tempo e da complexidade é atenuado, diminuindo as dificuldades e incertezas do auditor no JTD.

Conclusão:

o estudo contribui para a TDC, na perspectiva de que investigações caminhem para compreender as inter-relações entre os fatores pessoal, ambiental e de tarefa. Contribui também ao apresentar indícios de que há uma necessidade de que os efeitos gerados pelos fatores sejam considerados e observados em conjunto, tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade da auditoria.

Palavras-chave:
julgamento e tomada de decisão em auditoria; confiança; pressão de tempo; complexidade da tarefa; heurística da ancoragem

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br