BLOCO 1. ESTILO DE LIDERANÇA (
)
|
E |
|
a |
BLOCO 2. SISTEMA DE CONTROLE
|
Como prática, na organização:
|
E |
existem estratégias de inovação formalizadas. |
b |
existem estratégias de inovação informais. |
b |
|
Como prática, na sua organização:
|
E |
a missão da organização comunica claramente os valores centrais da empresa. |
b |
os principais gestores comunicam os valores centrais da empresa. |
b |
o grupo de colaboradores conhece/é ciente dos valores fundamentais da empresa. |
b |
a missão da empresa inspira o grupo de colaboradores. |
b |
a missão da empresa tem um direcionamento claro em relação ao comportamento que se espera diante da inovação. |
b |
na prática, as ações do dia a dia destoam muito da missão da empresa. |
b |
|
Entenda o código de conduta como as diretrizes (formais ou informais) acerca das ações na empresa (o que fazer/o que não fazer/como fazer). Isso também pode existir na sua empresa como limite de alçada. As afirmações dizem respeito ao seu comportamento e ao de toda a equipe, de modo geral. Como prática na sua organização:
|
E |
há um código de conduta para definir o comportamento considerado adequado. |
b |
o código de conduta informa sobre os comportamentos que estão fora dos limites estabelecidos pela organização. |
b |
há um sistema que alerta sobre os riscos que devem ser evitados. |
b |
o grupo de colaboradores conhece (tem ciência) o código de conduta da empresa. |
b |
o cumprimento do código de conduta é monitorado. |
b |
quem não cumpre o código de conduta é punido de alguma forma. |
b |
apesar de haver espaço para manifestação de criatividade individual, o código de conduta limita as propostas de algo novo/melhor. |
b |
não sei exatamente tudo o que devo fazer, mas tenho clareza do que não devo fazer. |
b |
os colaboradores são estimulados a inovar e, de modo geral, têm autonomia para iniciar os primeiros esforços de inovação, mas a decisão de quando começar a gastar não lhes compete – cabe à alta administração. |
b |
|
Indique a intensidade de uso dos instrumentos de controle/indicadores em sua empresa:
|
E |
planejamento estratégico formalizado |
c |
orçamento anual |
c |
o orçamento está alinhado com o planejamento estratégico e decorre dele. |
c |
rolling forecast(projeções que visam proporcionar resultados financeiros). |
c |
capital budget (plano de projetos de investimento) |
c |
controle orçamentário (relatório e discussão de resultados - previsto Xrealizado) |
c |
remuneração variável para os executivos da empresa |
c |
as metas vinculadas à remuneração variável estão definidas no orçamento |
c |
o desempenho individual explicitado pelo controle orçamentário impacta a remuneração variável do executivo. |
c |
|
Indique com qual intensidade as medidas de desempenho do sistema de controle permitem:
|
E |
habilitar discussão em reuniões da gerência, subordinados e pares. |
d |
habilitar desafio contínuo e debater dados fundamentais, suposições e planos da ação. |
d |
fornecer uma visão comum da organização. |
d |
unificar/alinhar/dar um foco comum à organização. |
d |
desenvolver um vocabulário comum na organização. |
d |
|
Como prática, na sua organização:
|
E |
costuma usar as informações dos instrumentos de controle para questionar e discutir sobre decisões e ações da sua unidade/setor. |
b |
o processo de controle de modo geral (inclusive discussão da inovação) é contínuo e exige atenção regular e frequente dos gestores em todos os níveis. |
b |
há grande interação entre a alta gerência e os gerentes de departamento/unidade no processo de controle. |
b |
utiliza-se o sistema de controle para discutir mudanças com superiores, pares e subordinados. |
b |
a alta administração dispensa pouca atenção ao sistema de controle (inclusive sobre inovação). |
b |
a alta administração depende fortemente de especialistas para elaboração e interpretação de informações do sistema de controle. |
b |
os gestores envolvem-se pouco frequentemente ou em caráter excepcional com o sistema de controle. |
b |
os projetos de inovação são acompanhados após a implementação. |
b |
|
BLOCO 3. INOVAÇÃO
|
Comparativamente aos concorrentes, a organização:
|
E |
assume a liderança no uso de tecnologias sofisticadas para o desenvolvimento de novos produtos e processos. |
b |
é mais agressiva em pesquisa e desenvolvimento. |
b |
possui melhores métodos industriais. |
b |
possui mais/melhor conhecimento competitivo. |
b |
oferece produtos e processos novos mais ambiciosos/agressivos. |
b |
|
Como prática, sua organização:
|
E |
deseja e tem capacidade de construir e comercializar avanços tecnológicos. |
b |
é muito proativa no desenvolvimento de novas tecnologias. |
b |
sempre busca desenvolver produtos novos com o que há de mais novo em tecnologia. |
b |
possui forte estratégia de proteção da inovação (Ex.: patentes, registros dedesign, marcas registradas, direitos autorais, acordos confidenciais e segredos comerciais, complexidade do design de produtos, vantagens de tempo sobre os concorrentes etc.). |
b |
desenvolve uma ampla e forte rede de relacionamentos, com fornecedores de equipamentos tecnológicos. |
b |
sempre está entre as primeiras empresas a usar uma nova tecnologia para desenvolver um novo produto ou processo. |
b |
desenvolve diferentes produtos e processos com tecnologia muito similar |
b |
oferece diferentes produtos e processos, mas eles têm mercados muito similares em termos de estratégia de marketing, tipos de clientes, preços etc. |
b |
|
Considerando o histórico dos últimos três anos na sua organização:
|
E |
verifica-se o lançamento/uso de produtos e processos novos com acentuada frequência. |
b |
verificam-se modificações de produtos e processos já existentes com acentuada frequência. |
b |
verifica-se o pioneirismo no lançamento/uso de novos produtos e processos com acentuada frequência. |
b |
a percentagem de produtos e processos novos ofertados/desenvolvidos é significativamente maior do que a média ofertada/desenvolvida pela concorrência. |
b |
|
Os novos produtos e processos ofertados/usados pela organização, em sua maioria:
|
E |
exibem uma pequena melhora na tecnologia anterior/atual. |
b |
mudam as condições de mercado. |
b |
representam as primeiras aplicações de um avanço tecnológico. |
b |
imprimem uma mudança revolucionária em termos de tecnologia. |
b |
incorporam um grande corpo de conhecimento tecnológico. |
b |
mudam a natureza da competição. |
b |
|
As etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem ou pretendem conduzir à implementação de inovação representam atividades de inovação (AI). Como prática, na sua organização:
|
E |
as AI têm sido abandonadas antes da implementação da inovação. |
b |
as AI têm resultado na implementação de inovação (embora não necessariamente bem-sucedida comercialmente). |
b |
as AI têm resultado em novos produtos e processos bem sucedidos. |
b |
o valor que o mercado atribui aos novos produtos e processos é substantivo. |
b |
novos produtos e processos geram um lucro considerável à organização. |
b |