RESUMO
Contexto:
a Amazônia brasileira possui a maior bacia hidrográfica do mundo. Contudo, mesmo com toda essa abundância, boa parte da sua população não tem acesso a água de qualidade no dia a dia. Para mudar essa realidade, um negócio social chamado Amana Katu criou um modelo de negócio sustentável e inovador baseado nos princípios da economia circular, e construído por meio de parcerias com ONGs, empresas, governo e universidades.
Objetivo:
este estudo procura compreender "Como modelos de negócios sustentáveis podem ser cocriados em contextos desafiadores?".
Métodos:
por meio de um estudo de caso qualitativo, foram explorados dados primários e secundários ao longo de 3 anos, analisando-os de acordo com procedimentos de análise de conteúdo.
Resultados:
o modelo de negócio se alicerça em diferentes princípios da economia circular e em processos de cocriação, baseados em parcerias com diversos stakeholders, que foram fundamentais para a geração de valor e impactos associados às três dimensões da sustentabilidade.
Conclusão:
esses resultados proporcionam contribuições teóricas que alargam o entendimento sobre a criação e o desenvolvimento de SBMs em contextos desafiadores. Neste tipo de contexto, processos de cocriação e de relacionamento profundo com os stakeholders têm uma função ímpar, e colaboram para a concretização de iniciativas bem sucedidas.
Palavras-chave:
modelos de negócios sustentáveis; economia circular; contextos desafiadores; cocriação; Amazônia