RESUMO
Contexto:
na literatura de administração é possível identificar diversas aparições do termo enforcement, principalmente relacionadas aos estudos de corrupção. Essas menções, contudo, não são uniformes e muitas vezes dizem respeito a tipos diferentes do fenômeno. Além disso, elas ocorrem sem conexão com estudos de regulação, na qual o enforcement é conceito central.
Objetivo:
o objetivo do presente estudo é identificar os tipos de enforcement anticorrupção presentes na literatura de administração à luz da literatura de regulação.
Métodos:
foi realizada análise temática reflexiva de 31 artigos da área de administração selecionados na base de dados Web of Knowledge publicados até 2017 nos quais corrupção e enforcement aparecem de forma relacionada.
Resultados:
ao término da análise foi possível identificar quatro tipos de aparição do termo na literatura: enforcement punitivo, de mercado, competitivo e cultural. Esses quatro tipos apresentam características únicas à luz da literatura de regulação.
Conclusões:
a identificação dos tipos de enforcement anticorrupção contribui para a diferenciação das diversas formas em que o termo é empregado na literatura. Além disso, como estudo de natureza tipológica, oferece caminho para o desenvolvimento de novas teorias, bem como para a realização de estudos empíricos.
Palavras-chave:
enforcement; corrupção; organizações