Acessibilidade / Reportar erro

Indo Além: Impacto do Comportamento dos Indivíduos na Governança da Tecnologia da Informação

RESUMO

Objetivo:

este trabalho destaca a expressão comportamental da governança de tecnologia da informação (GTI) e visa a identificar se o comportamento dos indivíduos contribui para o aumento da percepção de maturidade dos mecanismos de GTI. O conceito de comportamento de cidadania organizacional (CCO) foi a base para desenvolver um modelo de relacionamento entre o comportamento dos indivíduos e a maturidade da GTI.

Método:

uma survey foi realizada com 243 profissionais de TI do poder executivo de um governo estadual brasileiro. Os mínimos quadrados parciais foram usados como técnica de análise de dados.

Resultados:

os achados mostram a existência de uma relação positiva e significativa entre a variável espírito de iniciativa e a percepção de maturidade dos mecanismos de GTI.

Conclusões:

o impacto das mudanças da GTI no comportamento dos indivíduos precisa ser considerado, o que reforça que GTI é um recurso crítico para a implementação de políticas públicas e a execução de estratégias governamentais. Para elevar o nível de maturidade da governança de TI, os gestores devem fomentar o espírito de iniciativa em suas equipes, atuando sobre seus antecedentes como sentimentos de controle, complexidade, autoeficácia e responsabilidade pelas mudanças. Como consequência, os indivíduos podem tomar uma decisão deliberada, avaliando constantemente os resultados prováveis de seus comportamentos em favor da adoção de mecanismos de GTI.

Palavras-chave:
governança da tecnologia da informação; mecanismos de governança de TI; comportamento da cidadania organizacional; organizações públicas; mínimos quadrados parciais

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br