Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade por Desenho: Superando as Barreiras Relacionadas à Orientação e Transação na Interação Pesquisa-Indústria

RESUMO

Contexto:

observa-se atualmente grande estímulo ao estabelecimento de interações entre organizações de pesquisa e indústria em países desenvolvidos. Em países da América Latina, este estímulo é acompanhado de desafios significativos. Países emergentes como é o caso do Brasil, tem particular interesse em conhecer e implementar modelos efetivos de interação pesquisa-indústria.

Objetivo:

Este trabalho apresenta um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii, uma entidade orientada ao fomento de relações entre organizações de pesquisa e empresas.

Métodos:

a pesquisa envolveu a coleta de dados de 63 projetos apoiados pela Embrapii durante sua fase piloto (entre 2012 e 2016) envolvendo três organizações de pesquisa e 44 empresas. Foram empregados quatro instrumentos de coleta de dados: dois questionários, entrevistas e visitas técnicas.

Resultados:

achados da pesquisa indicaram que as especificidades do modelo Embrapii permitiram a emergência de condições para uma interação pesquisa-indústria efetiva.

Conclusão:

o modelo Embrapii contribuiu para a superação de barreiras de orientação e de transação na interação pesquisa-indústria, apresentando bons resultados. Efeitos na geração de novas tecnologias, como novos produtos, processos e metodologias foram alcançados na maioria dos projetos.

Palavras-chave:
políticas CTI; América Latina; Brasil; interação pesquisa-indústria; instrumentos de inovação

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br