RESUMO
Objetivo:
desenvolver e testar um modelo que explique as motivações para o comportamento de divulgação do consumo de experiências nas redes sociais, considerando o efeito do materialismo.
Marco teórico:
adotam-se as motivações para uso das redes sociais e o materialismo para compreender o comportamento de divulgação do consumo experiencial.
Método:
o estudo está baseado em uma abordagem de métodos mistos sequenciais. Inicialmente, realizou-se um estudo qualitativo com usuários das redes sociais. Posteriormente, modelos conceituais foram testados por meio da abordagem PLS-SEM.
Resultados:
o consumo conspícuo se trata do constructo final do modelo explicativo do comportamento de divulgação do consumo experiencial nas redes sociais. A divulgação das experiências é utilizada para a constituição de uma identidade positiva e para a criação de relacionamentos interpessoais. Com base nos modelos conceituais analisados, admite-se que o materialismo pode exercer diferentes papéis no comportamento de divulgação do consumo de experiências nas redes sociais.
Conclusões:
ao se verificar a conspicuidade no consumo e na exposição das experiências, admite-se que os consumidores estão focando mais nos significados simbólicos do que na satisfação das necessidades psicológicas ao aderirem ao consumo experiencial.
Palavras-chave:
consumo experiencial; comparação social; interação social; autopromoção; consumo conspícuo