RESUMO
Objetivo:
o empreendedorismo social se mostra promissor como forma de as organizações agregarem valor tanto para os indivíduos quanto para as comunidades. O objetivo deste trabalho é observar e analisar as formas como o Green Map System, um empreendimento social sem fins lucrativos, apoia, de forma sustentável, o desenvolvimento da comunidade e a liderança local mediante o compartilhamento de ferramentas, ícones e tecnologia com vistas ao mapeamento de sítios ecológicos em todo o mundo. Observa-se e enfatiza-se o papel da tecnologia e das redes sociais, bem o impacto das articulações globais.
Métodos:
esta pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa e emprega a metodologia de estudo de caso. As evidências se baseiam em métodos de coletas de dados que incluem documentos de arquivos, entrevistas, questionários e observações diretas em contextos formais e informais.
Resultados:
usando o exemplo do Green Map System, demonstra-se que a criação de parcerias locais e a promoção da inclusão e colaboração de uma ampla de stakeholders são essenciais para o cumprimento da sua visão direcionada pela missão.
Conclusões:
utiliza-se o exemplo do Green Map System e, a partir do crescimento, evolução e inovação social dessa organização, descreve-se como ela trilhou caminhos sociais e de negócio. Também se apontam os desafios e dilemas decisórios enfrentados pela empresa à medida que cresce enquanto um negócio social.
Palavras-chave:
empresa social; negócio social; Green Map System; desenvolvimento comunitário