Acessibilidade / Reportar erro

O Impacto de Pagamentos de Serviços Ambientais na Mata Atlântica: Um Estudo Geoespacial

RESUMO

Objetivo:

este estudo buscou compreender o impacto dos programas de pagamento por serviços ambientais (PSA) em relação aos indicadores ambientais no bioma da Mata Atlântica brasileira.

Marco téorico:

o arcabouço literário contemplou três tópicos de discussão: pagamento por serviços ambientais, avaliação de programas e teoria da mudança. De maneira geral, articulou-se a temática da avaliação de programas na área agrícola, considerando os preceitos da teoria da mudança.

Método:

dados geoespaciais de uso de solo, entre 2016 e 2021, e de valores pagos em programa de PSA junto a produtores rurais, foram coletados para avaliar o impacto no aumento ou diminuição de áreas degradadas e recuperadas. A análise de dados contemplou a estatística multivariada, mais especificamente da comparação entre grupos e da relação entre variáveis através da regressão linear múltipla.

Resultados:

os resultados empíricos destacam que existe diferença significativa no aumento de áreas em recuperação entre os produtores que receberam valores em PSA e os produtores não participantes deste programa. Quanto aos tipos de PSA, aquele que paga por melhoria no uso do solo foi o que mais contribuiu com aumento da área em recuperação.

Conclusões:

o estudo evidencia que os métodos de avaliação para PSA devem ser cada vez mais complexos e mensuráveis, pois existem várias possibilidades de impactos conforme o objetivo do programa. Os resultados são pertinentes para as esferas teórica, prática e social, além de ajudarem no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Palavras-chave:
avaliação de impacto; pagamento por serviços ambientais; teoria da mudança; análise geoespacial; Mata Atlântica

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br