Resumo
Apesar das prescrições da literatura sobre gestão da qualidade e integração para implementar estratégias que melhorem o desempenho organizacional, as organizações de saúde sustentam um modelo que é ineficiente, caro e insustentável ao longo do tempo. Este estudo objetiva examinar os relacionamentos interpessoais em três hospitais de grande porte localizados no sul do Brasil e sua relação com a eficiência organizacional. Através de uma pesquisa qualitativa e explicativa, entrevistas semiestruturadas foram aplicadas em 32 profissionais em adição à análise documental. Os dados analisados sugerem que a integração ocorre ao nível das lideranças formais em apenas um dos hospitais e não envolve os profissionais médicos e os operacionais. A gestão da qualidade não parece estar completamente incorporada às rotinas assistenciais e estão relacionadas com perdas de eficiência. Este cenário está provavelmente relacionado com a falta de integração entre os profissionais e da consolidação da confiança, da liderança e da comunicação.
Palavras-chave:
gestão da qualidade; eficiência; hospital; relacionamentos interpessoais