Acessibilidade / Reportar erro

Incerteza das Provisões de Sinistros a partir da Análise das Demonstrações Contábeis

RESUMO

Objetivo:

tendo em vista o nível de transparência atual das demonstrações financeiras de seguradoras brasileiras, este trabalho buscou avaliar se era possível estimar a suficiência das provisões técnicas de sinistros por ela estimadas. Por serem passivos de prazo ou montante incertos, as estimativas de provisões podem estar subestimadas (comprometendo as seguradoras) ou superestimadas (onerando os sócios), o que justifica a questão de pesquisa.

Métodos:

após a análise das demonstrações financeiras de 31 seguradoras no Brasil, notou-se que os critérios de divulgação de desenvolvimento de sinistros variavam substancialmente. Assim, foram selecionadas cinco seguradoras que adotaram procedimentos similares e permitiram a aplicação do modelo de bootstrapping para a estimação do nível de suficiência das provisões.

Resultados:

a aplicação do modelo em tela revelou que há indícios de que as seguradoras podem fazer uso do gerenciamento de resultados por meio da estimação de provisões técnicas de sinistros, repartindo o ônus do risco de insuficiência das provisões de forma diferente entre segurados e acionistas.

Conclusão:

há diferenças nos níveis relativos de provisões de sinistros reconhecidos pelas seguradoras, demonstrando que há um possível gerenciamento de resultados sendo aplicado por meio de sua estimação.

Palavras-chave:
provisões de sinistros; suficiência; disclosure

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br