Acessibilidade / Reportar erro

Eleições Parlamentares no Brasil: O Uso do Twitter na Busca por Votos

Parliamentary Elections in Brazil: The Use of Twitter in the Search for Votes

Resumo

Desde o uso das novas tecnologias nas eleições americanas de 2008, o Twitter tem se tornado uma plataforma para as atividades políticas, criando um canal para a interação entre políticos e eleitores. A comunicação política com o uso de mídia social é parte das atividades congressistas nos dias atuais. Além disto, o Twitter se constitui como importante meio para o ganho de popularidade com fins eleitorais. A questão de pesquisa que norteia este artigo é verificar como o comportamento dos parlamentares influencia o uso do Twitter na busca por votos nas eleições ao Congresso Nacional. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os diferentes comportamentos dos políticos brasileiros no ambiente virtual antes, durante e após as eleições parlamentares de 2014. Foram coletadas informações da plataforma do Twitter em quatro momentos, entre dezembro de 2013 e abril de 2015. Os políticos foram comparados segundo suas aspirações eleitorais e conforme as diferentes apropriações da rede social. Os dados indicam que políticos em campanha eleitoral fazem maior e mais frequente uso das novas tecnologias, no sentido de construírem uma imagem política dentro do contexto eleitoral. Como resultado, esses políticos obtiveram maior atenção dos usuários do Twitter , o que está diretamente relacionado a um maior número de votos obtidos no pleito eleitoral.

eleições legislativas; redes sociais; Twitter; Congresso Nacional

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br