RESUMO
Contexto:
há certa dificuldade dos alunos em compreender, e dos professores em ensinar, quais etapas precisam ser seguidas para garantir que um problema de pesquisa escolhido seja academicamente válido.
Objetivo:
o presente estudo visa a detalhar a operacionalização de um método de identificação de problemas de pesquisa, permitindo aos alunos comprovar o caráter único e singular de suas pesquisas.
Métodos:
trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa e aplicada, que utiliza o método pesquisa-ação, com a intervenção participativa de um dos autores deste artigo, na definição e orientação de como utilizar um método múltiplo para identificar um problema de pesquisa.
Resultados:
a principal contribuição desta pesquisa é descrever, com exemplos para cada etapa, um procedimento passo a passo explicando como executar um método múltiplo para identificar um problema de pesquisa que ajude os alunos a operacionalizá-lo de forma correta e sistematizada.
Conclusão:
seguindo as orientações propostas neste artigo, os alunos são capazes de trazer problemas reais, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do gerencial, na medida em que o método será executado corretamente. Também permite que os professores treinem melhor seus alunos sobre como usar adequadamente o método múltiplo detalhado neste artigo.
Palavras-chave:
problema de pesquisa; lacunas teórico-práticas; método múltiplo; execução metodológica