Acessibilidade / Reportar erro

Os Dilemas de Crescer com Propósito: Caso Mancha Orgânica

RESUMO

O caso apresenta o dilema enfrentado em novembro de 2018 pela Mancha Orgânica, uma startup carioca que produz tintas orgânicas. A Mancha é norteada por princípios de sustentabilidade produzindo uma tinta atóxica e oriunda de elementos naturais. Apesar do reconhecimento e resultados comerciais que estavam conquistando, os sócios Amon, Pedro e Martina se perguntavam como crescer sem perder o propósito de consumo consciente, mas lidando com os desafios produtivos. O caso da Mancha Orgânica se mostra oportuno para propor uma discussão acerca de propósito e organizações tidas como purpose-driven. O caso foi desenvolvido para ser usado em disciplinas de Branding ou Marketing de programas de pós-graduação de lato ou stricto sensu. Com a discussão do caso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades necessárias para examinar e diferenciar o posicionamento e desafios de organizações purpose-driven.

Palavras-chave:
branding; purpose-driven; propósito; casos de ensino

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br