O comércio internacional ocupa o papel de destaque em todos os países, devido à influência exercida no campo econômico e social. Ao mesmo tempo, temas como planejar e implementar a operação de exportação e importação vem assumindo dimensão de relevância no ambiente empresarial e no meio acadêmico. Assim, o presente caso de ensino tem como objetivo proporcionar discussões relacionadas aos temas de empreendedorismo, planejamento empresarial e aprendizagem de estrategistas. Descreve-se a experiência da empresa SK, inaugurada em julho de 1997, que iniciou seus negócios realizando exportação e importação de couros e seus artefatos. Posteriormente, a empresa redireciona seu foco e passa a importar chocolates para o mercado brasileiro. Os empreendedores da SK se defrontam, durante o processo de construção de um negócio, com uma série de desafios, dificuldades e oportunidades, forçando-os a tomar decisões e fazer escolhas. De posse de um montante de capital e vontade de empreender, qual caminho eles devem seguir? Existem decisões certas e erradas? Como planejar e operacionalizar um negócio novo? Como avaliar oportunidades e estimar os riscos de um empreendimento? Por que e quando redirecionar o negócio? Que é possível aprender neste processo? Estas são algumas das questões que o leitor será desafiado a responder após a apreciação deste caso.
aprendizagem; planejamento estratégico; comércio internacional