Acessibilidade / Reportar erro

Triple Bottom Line em Direção a um Quadro Holístico para a Sustentabilidade: Uma Revisão Sistemática

RESUMO

Contexto:

25 anos depois de ter sido cunhado, o triple bottom line (TBL) é agora considerado um fracasso pelo seu próprio autor. O conceito pode ser considerado a base fundamental para o desenvolvimento de um novo modelo de negócios necessário para a gestão sustentável de operações.

Objetivo:

o presente trabalho tem como objetivo apresentar atualizações sistemáticas da literatura, controvérsias, limitações e desenvolvimentos futuros do arcabouço do conceito de TBL apresentado por Elkington em 1998.

Metodologia:

por meio de uma revisão sistemática da literatura de 1998 a 2019, considerando duas bases de referência principais, foi possível avaliar o uso do conceito na literatura de sustentabilidade.

Resultados:

os principais resultados apresentam que o conceito não perdeu sua credibilidade; pelo contrário, atingiu seu pico nos últimos cinco anos, devido a pressões ambientais e sociais. Além disso, tem sido empregado inadequadamente considerando apenas duas de suas três esferas (financeira e social, ou financeira e ambiental).

Conclusão:

o estudo também expõe capabilities que, se incluídas nos conceitos da TBL, podem resultar no sucesso do modelo de negócio. Portanto, nosso objetivo é examinar como o conceito tem sido utilizado ao longo desses anos, refletir sobre seu impacto na academia e no segmento empresarial e tirar algumas conclusões sobre a agenda de pesquisas futuras e a transição para uma estrutura holística de operações sustentáveis.

Palavras-chave:
revisão sistemática; estrutura holística; triple bottom line; sustentabilidade; gestão de operações sustentáveis

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br