Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Caros leitores,

Conforme havíamos discutido no editorial da última edição, temos um ano de mudanças no conjunto de periódicos da ANPAD.

A primeira mudança foi o fim das edições impressas da RAC, Revista de Administração Contemporânea, o que, por decorrência, levou à descontinuação da RAC-Eletrônica, evitando as redundâncias que daí decorreriam entre os nomes e mesmo entre as razões de ser das duas publicações. Ainda como conseqüência de todo esse processo, podemos anunciar que teremos, neste ano, duas edições especiais da RAC, de forma a compensar a diminuição dos "espaços disponíveis" para publicação no conjunto dos periódicos. Essa "compensação", provavelmente levará à mudança definitiva da periodicidade da Revista a partir de 2010, quando essa deverá tornar-se uma publicação bimensal. Outras importantes alterações se deram no Conselho Editorial da Publicação, renovado que foi pela saída de alguns conselheiros e pela inserção dos seguintes colegas: Jaime Evaldo Fensterseifer; Angela Freitag Brodbeck; Ilse Maria Beuren; José Francisco Salm; José Antônio Puppim de Oliveira; Rebecca Arkader e Wilson Toshiro Nakamura, aos quais agradecemos a aceitação do novo desafio.

Gostaríamos de reconhecer publicamente a qualidade do apoio recebido e agradecer o esforço dos conselheiros que agora nos deixam: Roberto Costa Fachin; Eloise Helena Livramento Dellagnelo; Walter Fernando Araújo de Moraes; Fernando de Souza Meirelles; José Antônio Gomes de Pinho e Luis Felipe Machado do Nascimento.

Falando agora dos artigos que compõem essa edição, temos inicialmente o texto de Clandia Maffini Gomes e Isak Kruglianskas: Indicadores e Características da Gestão de Fontes Externas de Informação Tecnológica e do Desempenho Inovador de Empresas Brasileiras. No artigo são apresentadas as principais práticas para a gestão de fontes externas de informação tecnológica e os principais indicadores de desempenho inovador para uma amostra composta por setenta e duas empresas do setor industrial associadas à ANPEI ou/e integrantes do cadastro do PGT/USP.

O segundo artigo, Jogos de Empresas e Economia Experimental: um Estudo da Racionalidade Organizacional na Tomada de Decisão, de Antonio Carlos Aidar Sauaia e Sabrina Arruda Zerrenner, faz uma análise empírica de comportamentos em jogos de empresas, para a discussão das teorias clássicas da tomada de decisão.

O texto seguinte, A Gestão de Pessoas e seus Mecanismos de Sedução em um Processo de Aquisição, de Ivana Dolejal Homem, Andréa Poleto Oltramari e Vânia Gisele Bessi, discute as mudanças nas formas de gestão de pessoas, a partir do processo de aquisição de uma empresa familiar por uma empresa multinacional.

Também tratando de Gestão de Pessoas, o quarto trabalho apresesntado nesta edição tem a autoria de Victor Natanael Schwetter Silveira no artigo Os Modelos Multiestágios de Maturidade: um Breve Relato de sua História, sua Difusão e sua Aplicação na Gestão de Pessoas por meio do People Capability Maturity Model (P-CMM). O texto tem como objetivo discutir o desenvolvimento e a aplicação de modelos multiestágios de maturidade nas organizações.

Os quatro textos seguintes enquadram-se na área de finanças. São eles: Análise Empírica do Senso de Controle: Buscando Entender o Excesso de Confiança de Wesley Mendes-da-Silva e Abraham Sin Oih Yu; Cointegração e Descoberta de Preços de ADR Brasileiros, de Claudio Akira Kawamoto e Carlos Tadao Kawamoto; Moving Average Convergence-Divergence como Ferramenta para a Decisão de Investimentos no Mercado de Ações de Rodrigo Silva Vidotto; Antônio Luiz Tonissi Migliato e Antonio Carlos Zambon e Proposta de Escala para Mensurar o Valor Percebido no Varejo Bancário Brasileiro, de João Carlos Neves de Paiva; Francisco Vidal Barbosa e Áurea Helena Puga Ribeiro. Nestes textos, Wesley e Abraham analisam o viés cognitivo do excesso de confiança dos agentes. Cláudio e Carlos tratam da formação dos preços de papéis brasileiros negociados na New York Stock Exchange [NYSE] por meio de American Depositary Receipts [ADRs]. Já Rodrigo, Antônio Luiz e Antônio Carlos estudam a análise técnica de ações por meio da técnica denominada Moving Average Convergence-Divergence, enquanto João Carlos, Francisco e Áurea buscam desenvolver uma escala para identificar e classificar os atributos mais valorizados pelos clientes no relacionamento com bancos de varejo.

Na seção de Casos de Ensino, Luiz Carlos Jacob Perera e Roberto Borges Kerr apresentam o interessante caso da RIPASA: Venda e Ajuste com Minoritários. Uma descrição detalhada da aquisição do controle acionário da Ripasa pela Votorantim Celulose e Papel [VCP] e pela Suzano Bahia Sul.

Já na seção de Resenhas Bibliográficas, Jorge Alfredo Cerqueira Streit e Jean Barros e Silva apresentam respectivamente os livros A Empresa Sustentável de Andrew W. Savitz e Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil, de Gilmar Masiero

Por fim temos notas bibliográficas sobre O Desafio da Aposentadoria: o Exemplo dos Executivos do Brasil e da Nova Zelândia de Lúcia França e Simbolismo Organizacional no Brasil, organizado por Alexandre de Pádua Carrieri e Luiz Alex Silva Saraiva.

Tenham uma boa leitura!

Rogério H. Quintella

Editor Geral

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Jun 2009
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br