Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Capital Cultural e Ganhos Profissionais de Egressos Cotistas e Não Cotistas das Universidades Federais Brasileiras

RESUMO

Objetivo:

comparar os níveis de capital cultural herdado da família entre egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras e analisar a sua influência sobre a ocupação e remuneração dos egressos.

Marco teórico:

a literatura sociológica destaca que estudantes de famílias de baixa renda (como os cotistas) carecem de capital cultural herdado da família e isso pode afetar negativamente suas oportunidades no mercado de trabalho.

Métodos:

aplicamos um questionário eletrônico a 11.458 egressos, de 248 cursos de graduação e de 18 universidades federais brasileiras. Criamos os níveis de capital cultural dos egressos a partir de uma análise fatorial, realizada através de uma combinação de variáveis como escolaridade dos pais e frequência de consumo de bens culturais pelos estudantes antes de eles entrarem na universidade. Comparamos as médias obtidas de capital cultural entre egressos cotistas e não cotistas através do teste t de Student, e por meio da regressão logística multinomial, analisamos a influência desse capital cultural sobre a ocupação e remuneração dos egressos.

Resultados:

os resultados sugerem que egressos cotistas possuem menores níveis de capital cultural antes de entrarem na universidade federal do que os egressos não cotistas. No entanto, os resultados sugerem pouca influência desse capital cultural para ganhos ocupacionais e salariais no mercado de trabalho.

Conclusões:

os resultados destacam a relevância da política de cotas das universidades federais para a inclusão sociocultural e socioeconômica dos estudantes cotistas.

Palavras-chave:
capital cultural; estudantes; ação afirmativa; ensino superior; mercado de trabalho

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br