Econômica |
Missão |
Nova proposta de mercado |
Oportunidade sustentável de mercado |
Comunidade local e tingimento vegetal – motivadores do negócio |
Dimensões social e ambiental após a existência da empresa – solicitação dos clientes |
Persistência |
Plano de negócios e preparação ao longo de 3 anos |
Capacitação para entender o processo de fabricação do produto |
Venda de fios e tecidos |
Fabricação de embalagens com insumos naturais e parceria com comunidades vizinhas e etnias indígenas |
Crescimento Potencial |
Percepção voltada à inovação |
Valores sustentáveis atribuídos aos produtos fabricados. Influência para novas empresas no segmento. |
Inovação no processo de produção e introdução de novos produtos |
Diversificação da linha de embalagens e uso de novos insumos naturais para a fabricação |
Aquisição |
Opção por fornecedores regionais desde que possível encontrá-los. |
Cooperativas e agricultores da região |
Restrições para encontrar fornecedores regionais. |
Artesãos da comunidade local, comunidades vizinhas e etnias indígenas e gráficas locais. |
Cooperação |
Manter relacionamento com fornecedores já consolidados. |
Contato direto com cooperativas e agricultores |
Relacionamento com fornecedores já consolidados |
Artesãos da comunidade local, comunidades vizinhas e etnias indígenas |
Identificação |
Não evidenciado pela empresa. |
Ações para integrar os funcionários ao conceito empreendido. |
Não evidenciado pela empresa. |
Não evidenciado pela empresa. |
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Ecológica |
Resíduos |
Poucos resíduos ecológicos gerados em sua produção. Uso consciente de água e energia. |
Produtos orgânicos. Uso consciente de energia. |
Uso de insumos naturais, madeira reciclada e resíduos de seda para novos tecidos |
Uso consciente de energia e uso de insumos naturais. Criação de roda d’água, utilizada na geração de energia. |
Emissões |
Logística reversa e uso de embalagens recicláveis ou passíveis de reciclagem. |
Logística reversa para destinação de embalagens a serem recicladas. |
Tingimento vegetal – uso de insumos naturais |
Redução de resíduos e desperdício de materiais |
Processo de produção |
Certificação e rastreamento da matéria-prima |
Certificação e rastreamento dos produtos orgânicos |
Uso de insumos naturais, madeira reciclada e resíduos de seda para novos tecidos |
Insumos naturais e subprodutos da floresta amazônica na fabricação de embalagens artesanais. |
Produto |
Certificação e rastreamento da matéria-prima |
Produto orgânico |
Tingimento vegetal. |
Insumos naturais e subprodutos da floresta amazônica na fabricação de embalagens artesanais |
Transporte |
A empresa não faz uso de transporte ecológico. |
A empresa não faz uso de transporte ecológico. |
A empresa não faz uso de transporte ecológico. |
A empresa não faz uso de transporte ecológico. |
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Social/Ética |
Igualdade de direitos |
Parcerias com entidades como a APAE |
Comércio justo para com os produtores e cooperativa |
Trabalho com pessoas de presídio e indígenas |
Atuação junto a artesãos de comunidades vizinhas e etnias indígenas |
Participação |
Parcerias com associações tanto na confecção de embalagens como no recolhimento desses insumos |
Incentivo financeiro à certificação de produtores |
Pessoas de comunidade de bairro carente como funcionários da empresa |
Atuação junto a artesãos locais, artesãos de comunidades vizinhas e de etnias indígenas |
Pessoal |
Iniciativas e benefícios para os funcionários reduzirem impacto e consumo. |
Incentivos aos funcionários por colaborarem com o conceito e os objetivos da empresa. |
Incentivo à produção e à venda de produtos prontos diretamente às pessoas ou a outros estabelecimentos. |
Investimento em treinamento voltado aos produtos que a empresa desenvolve e aos insumos utilizados na produção das embalagens. |
Ambiente de trabalho |
“Por ser uma empresa nova, há muito a ser feito.” (EA) |
Investimento em treinamento |
Incentivo a fazer exame médico regularmente e a estudar. |
Incentivo aos funcionários para estudar – cursos e ensino superior. |
Integração regional |
Reconhecer a participação da comunidade em suas atividades. |
Reconhecer a participação da comunidade – comércio justo a alguns agricultores. |
Trabalho com indígenas de outro estado |
Atuação junto a artesãos locais, artesãos de comunidades vizinhas e etnias indígenas |
Comunicação |
Por meio das atitudes empregadas, podendo ser verificada também pela rastreabilidade dos produtos. |
Procura transmitir o contexto de orgânicos e o conceito ao qual o produto e toda a empresa se remetem. |
Por meio dos processos utilizados na fabricação dos produtos, bem como pelas pessoas da comunidade local. |
Site da empresa e venda direta do produto realizada na loja. |