RESUMO
Objetivo:
a ideia desta edição especial é explorar em mais detalhes como modelos de negócios resilientes, sustentáveis e responsáveis podem ser desenvolvidos.
Métodos:
os artigos selecionados para esta edição especial oferecem diferentes abordagens para estudar (a) o estado da arte neste campo e (b) métodos e motivadores para atingir os objetivos acima. O desenho de pesquisa utilizado são revisões sistemáticas da literatura, estudos qualitativos, estudos quantitativos e estudos de caso.
Resultados:
a partir das revisões da literatura, torna-se evidente que o triple bottom line precisa de abordagens mais sofisticadas, incluindo operacionalização, análise, discussão ou resultados de todas as três dimensões. Além disso, vários dos artigos apoiam pesquisas recentes sobre a importância dos stakeholders.
Conclusões:
a participação dos stakeholders surge como uma importante via de pesquisa para um modelo de negócio sustentável. Assim, os modelos de negócios sustentáveis e a literatura de pesquisa e inovação responsável se aproximam sobre esse tema. A implicação gerencial é focar na inclusão e compreensão de seus stakeholders. A implicação política é estar ciente do contexto em que as empresas estão operando para criar sistemas que possibilitem operar de forma sustentável.
Palavras-chave:
modelo de negócios; inovação; sustentabilidade; responsabilidade; triple bottom line