Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de movimentos e tempos, princípios e práticas

RESENHAS

Estudo de movimentos e tempos, princípios e práticas

Kurt E. Weil

ESTUDO DE MOVIMENTOS E TEMPOS, PRINCÍPIOS E PRÁTICAS - Por MARVIM E. MUNDEL, Editora Mestre Jou, São Paulo, 1966. Tradução da 3.ª edição de Motion and Time Study, Prentice-Hall, Inc., 1960, por ISIDRO D'ALVAREZ ALONSO e JEOVAH DÓRA GONZAGA, 678 páginas.

Êste livro vem enriquecer o campo de literatura que trata de tempos e métodos. Além dêste, existe atualmente em português, apenas um que aborda o mesmo tema: Estudo de Movimentos e Tempos, de BARNES (Edição Universitária). Embora a diferença entre êsses dois livros seja mínima, recomendamos o de MUNDEL por ser algo mais prático e mais especializado. Em princípio, possui uma extensão maior que o de BARNES, derivada do grande número de ilustrações que apresenta. Além disso, apresenta um índice geral no fim, após o índice alfabético.

Neste sentido existem precedentes em livros franceses. Tanto a obra de BARNES quanto a de MUNDEL possuem uma seção de problemas e questões relativos ao capítulo epigrafado, em cada caso, ou ao grupo de capítulos, o que os torna muito práticos, especialmente para professores. Em têrmos gerais, ambos são de muita utilidade; porém, de produção, ou nas de engenharia, na área industrial - o ensino tende a centralizar-se na tomada de decisões e na fixação da direção, no conjunto das áreas do binômio programação (vendas) e produção, como o atestam livros modernos como Modem Production Management, de BUFFA. Não mais se dedica um curso semestral apenas a tempos e métodos. Inclui-se, no mínimo, um estudo de layout no planejamento do produto e da fábrica, e emprega-se o T & M para dimensionar a linha de produção ou a capacidade das máquinas e das instalações auxiliares, o tamanho das edificações e o treinamento da mão-de-obra. O trabalho de MUNDEL, portanto, recomenda-se no âmbito restrito de tempos e métodos, podendo, entretanto, ser útil num curso semestral em escolas de engenharia ou de administração, quando usado somente como parte dêle. Contudo, no ensino técnico para cronometristas e cronotécnicos é indicado sem limitações.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1968
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br