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Dilemas de negócios sociais brasileiros: caso Rede Asta

RESUMO

Negócios sociais buscam, simultaneamente, resultados financeiros, sociais e até mesmo ambientais. Contudo, o conhecimento acadêmico sobre o funcionamento dessas organizações é incipiente. Este artigo buscou investigar as principais tensões e dilemas vividos na trajetória da Rede Asta – um negócio social pioneiro na venda direta por catálogo de produtos artesanais no Brasil – utilizando métodos qualitativos de pesquisa (entrevistas, observação direta e estudo de caso). Os resultados indicaram que as gestoras da Rede Asta têm convivido com tensões e dilemas em três dos quatro aspectos identificados por Smith, Gonin, e Besharov (2013)Smith, W. K., Gonin, M., & Besharov, M. L. (2013). Managing socialbusiness tensions: A review and research agenda for social enterprise. Business Ethics Quartely, 23(3), 407-442. doi:10.5840/beq201323327
https://doi.org/10.5840/beq201323327...
: desempenho financeiro e social, aspectos organizacionais e de aprendizado. Um dos dilemas envolve aspectos organizacionais e aprendizagem, pois legalmente a Rede Asta viabiliza o negócio com duas organizações: uma associação nãolucrativa e uma empresa com fins lucrativos. Já no aspecto de pertencimento à organização, as pessoas declaram-se pertencentes aos objetivos sociais e ambientais da Rede; algumas inclusive como ativistas.

PALAVRAS-CHAVE |
Empreendedorismo social; negócios sociais; tensões; dilemas; Rede Asta

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