Acessibilidade / Reportar erro

Terceirização em informática sob a ótica do prestador de serviços

Resumos

Este trabalho descreve uma pesquisa de campo feita no Brasil em 1996. Foram consultadas empresas prestadoras de serviços, buscando melhor compreender esse lado da relação numa parceria cujo objeto são os serviços de informática. Trata-se de um aspecto que até então não havia sido abordado na realidade brasileira e que trouxe à luz importantes conclusões que facilitam o estabelecimento de processos de terceirização.

informática; terceirização; administração de sistemas de informação; gestão de informática; outsourcing


This text describes an empírical research conducted in Brazil in 1996, comprehending information service companies in order to better understand their side in a partnership relation in which the IT (Information Technology) services are the subject. This is a viewpoint not approached before in the Brazilian contexto The study reveals important conclusions which make easier the understanding of outsourcing.

information systems; information systems management; information technology management; outsourcing


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Terceirização em informática sob a ótica do prestador de serviços

Jaci Corrêa Leite

Professor Adjunto do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV

RESUMO

Este trabalho descreve uma pesquisa de campo feita no Brasil em 1996. Foram consultadas empresas prestadoras de serviços, buscando melhor compreender esse lado da relação numa parceria cujo objeto são os serviços de informática. Trata-se de um aspecto que até então não havia sido abordado na realidade brasileira e que trouxe à luz importantes conclusões que facilitam o estabelecimento de processos de terceirização.

Palavras-chave: informática, terceirização, administração de sistemas de informação, gestão de informá­tica, outsourcing.

ABSTRACT

This text describes an empírical research conducted in Brazil in 1996, comprehending information service companies in order to better understand their side in a partnership relation in which the IT (Information Technology) services are the subject. This is a viewpoint not approached before in the Brazilian contexto The study reveals important conclusions which make easier the understanding of outsourcing.

Key words: information systems, information systems management, information technology management, outsourcing.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. KEYES, Jessica. lnfotrends: the competitive use of information. New York, USA: McGraw-Hill, 1993.

2. LEITE, Jaci Corrêa. Terceirização em informática no Brasil. São Paulo: NPP - Núcleo de Pesquisas e Publicações da EAESP/FGV, 1995.

3. CHAVES, Sidney. Terceirização das atividades de informática. Beeline, v. 1, n. 11, dez./1992, p. 3-4; LACITY, Mary Cecelia, HIRSCHHEIM, Rudy.lnformation systems outsourcing. England: John Wiley & Sons, Chichester, 1993; LEITE, Jaci Corrêa. Terceirização em informática. São Paulo: Makron Books, 1994.

4. WANG, Charles B. O novo papel do executivo de informática. São Paulo: Makron sooks, 1995.

5. BYTE. Casamento bem-sucedido. Byte Brasil, jun.l1995, p. 80-96; CROSS, John. IT outsourcing: British petroleum's competitive approach, Harvard Business Review, may-june 1995, p. 94-103; GOLDMAN, Stanley J. Crealive Outsourcing. Datamation, july 15, 1995, p. 84; KAY, Emily. Should you outsource your Intranet? oatamation, february 1, 1996, p. 37-4; LACITY, Mary Cecelia, WILCOCKS, Leslie P., FEENY, David F. IT Outsourcing: maximize f1exibilily and control. Harvard Business Review, may­june 1995, p. 84-92; MCFARLAN, F. Warren, NOLAN, Richard L. How to manage an IT outsourcing alliance. Sloan Management Review, winter 1995, p. 9­23.

6. LEITE, Jaci Corrêa. Op. cit., 1985.

7. FAGUNDES, Jorge. O setor de software sob encomenda e as micro e pequenas empresas. Economia & Empresa, v. 2, n. 4, out.-dez. 1995, p. 60-76.

8. BYTE, op. cit.: GOLDSMITH, Robin F. Confidently outsourcing software development. Journal of Systems Management, april 1994, p. 12-17; LACITY, Mary Cecelia, HIRSCHHEIM, Rudy. The information systems outsourcing bandwagon. Sloan Management Review, fall 1993, p. 73-86.

9. MACFARLAN & NOLAN. Op. cit., 1995.

10. CHAVES. Op. cit., 1992.

11. COOPERS & L1BRAND. A terceirização nas empresas. 2' Pesquisa Coopers & Ubrand, São Paulo, 1992.

12. LACITY & HIRSCHHEIM. Op. cit., 1993.

13. LEITE, Jaci Corrêa. Op. cit., 1995.

14. LEITE, Jaci Corrêa. Op cit., 1994.

15. LACITY & HIRSCHHEIM. Op. cit.,1993.

16. LEITE, Jaci Corrêa Op. cit.,1995.

17. Idem, ibidem.

  • 1. KEYES, Jessica. lnfotrends: the competitive use of information. New York, USA: McGraw-Hill, 1993.
  • 2. LEITE, Jaci Corrêa. Terceirização em informática no Brasil. São Paulo: NPP - Núcleo de Pesquisas e Publicações da EAESP/FGV, 1995.
  • 3. CHAVES, Sidney. Terceirização das atividades de informática. Beeline, v. 1, n. 11, dez./1992, p. 3-4;
  • LACITY, Mary Cecelia, HIRSCHHEIM, Rudy.lnformation systems outsourcing. England: John Wiley & Sons, Chichester, 1993;
  • LEITE, Jaci Corrêa. Terceirização em informática. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • 4. WANG, Charles B. O novo papel do executivo de informática. São Paulo: Makron sooks, 1995.
  • 5. BYTE. Casamento bem-sucedido. Byte Brasil, jun.l1995, p. 80-96;
  • CROSS, John. IT outsourcing: British petroleum's competitive approach, Harvard Business Review, may-june 1995, p. 94-103;
  • GOLDMAN, Stanley J. Crealive Outsourcing. Datamation, july 15, 1995, p. 84;
  • KAY, Emily. Should you outsource your Intranet? oatamation, february 1, 1996, p. 37-4;
  • LACITY, Mary Cecelia, WILCOCKS, Leslie P., FEENY, David F. IT Outsourcing: maximize f1exibilily and control. Harvard Business Review, mayjune 1995, p. 84-92;
  • MCFARLAN, F. Warren, NOLAN, Richard L. How to manage an IT outsourcing alliance. Sloan Management Review, winter 1995, p. 923.
  • 7. FAGUNDES, Jorge. O setor de software sob encomenda e as micro e pequenas empresas. Economia & Empresa, v. 2, n. 4, out.-dez. 1995, p. 60-76.
  • 8. BYTE, op. cit.: GOLDSMITH, Robin F. Confidently outsourcing software development. Journal of Systems Management, april 1994, p. 12-17;
  • LACITY, Mary Cecelia, HIRSCHHEIM, Rudy. The information systems outsourcing bandwagon. Sloan Management Review, fall 1993, p. 73-86.
  • 11. COOPERS & L1BRAND. A terceirização nas empresas. 2' Pesquisa Coopers & Ubrand, São Paulo, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br