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As eleições na era da televisão

Resumos

Os estudos eleitorais no Brasil pouco se detêm sobre a importância da televisão nos determinantes do voto. No geral, buscam-se explicações nas variáveis de background ou o posicionamento do indivíduo na estrutura social. Sem abdicar desta orientação, o presente artigo afirma que as eleições presidenciais de 1989 foram cheias de lições para o futuro. Argumenta que, particularmente em eleições majoritárias, o centro das campanhas eleitorais se deslocou para a televisão. Muitas coisas, então, mudaram: a utilização continuada da pesquisa de opinião pública durante a campanha, o pessoal especializado para a produção de programas políticos para o rádio e a televisão, a exigência de boa performance do candidato na mídia.

Pesquisas de opinião pública; eleições; televisão; socialização política; censura e mídia; meios de comunicação em massa


Electoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Without abandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of political programs to the radio and television, the candidate midia performance.

polls; elections; television; political socialization; censurship and media; mass media; mass politics


ARTIGO

As eleições na era da televisão* * O presente artigo foi escrito em um Programa de Pós-Doutorado em Yale University, Estados Unidos, realizado sob os auspícios do CNPq/FULBRIGT e é parte de um livro em andamento sobre os Partidos Políticos e as Eleições na Transição Brasileira. Ele foi originalmente apresentado no Seminário sobre "Meios de Comunicação de Massa e Redemocratização na América Latina" realizado em Brow University Estados Unidos em outubro de 1990. 1. O efeito bandwagon é aquele que supõe que o comportamento eleitoralde algumas pessoas está relacionado com suas expectativas sobre os resuRados das eleições. Se algumas pessoas estão dispostas a votar em um candidato porque supõem que ele ganhará as eleições, este é um efeito bandwagon. Neste sentido é grande a polêmica sobre as publicações das prévias eleitorais, principalmente aquelas baseadas em dados de opinião pública. Para alguns, elas podem influenciar o comportamento eleitoral e, entre outros efeitos, falsificar a predição. Este é apenas um dos temas teóricos inseridos na discussão sobre a influência de prévias nas sociedades democráticas. Ver, entre outros: SIMON, Herbert: "Bandwagon and Underdog Eflects andlhe Possibilityof Elections Predictions". Public Opinion Quarterly, 1954. 2. Painel é um método através do qual se acompanha o processo de definição do voto de cada pessoa durante uma campanha política, desde suas atitudes durante o período de convenções partidárias, até as suas reações sob a propaganda e a decisão final do voto. É, em suma, a técnica de entrevistar repetidamente as mesmas pessoas. Ver: LAZARSFELD,P.; BERELSON, B. & GAUDDET, H. The People's Choice. How the Voter Makes up his llind in a Presidential Campaign. New York, Columbia University Press, 1960. 3. As relações entre mass media e mass politics constituem uma área de interesse teórico, através da qual se estuda o impacto dos meios de comunicação de massas sobre a política. Voltaremos ao tema adiante no texto. 4. TRENAMAN, Joseph & MacOUAIL, Denis. Television and the political image: a study of the impact of television on the 1959. General Election, 1961.Methuen and CC Ltda. 5. LAZARSFELD, P.; BERELSON, B. & GAUDET, H. "How to voter makes up his lind in a presidential campaign. The people's choice. New York, Columbia University Press, 1960. 6. Esta discussão será desenvolvida tendo como referência bibliográfica Doris Graber. A autora tem publica· do vários trabalhos através dos quais se estuda a influência dos meios de comunicação de massa sobre a política e os seus efeitos sobre o processo democrático. Para a nossa discussão usamos: Mass Media and American Policies, Congressional Quarterly Press, 1980. 7. Citado em: MERTON, R.K. Teoria y estructura saciales. Fondo de Cultura Economica, México, p. 419. 8. Outras referências bibliográficas importantes para o tratamento deste também são: TRENAMAN, Joseph; MAC QUAl L, Devis. Television and the Political Image: A study of the impact of television on the 1959 General Election 1961. Metruen am CC Ltda. ; BLUMLER, Jay; MC RUAIL, Devis. Television in Polities. Its use and influence, The Universily of Chicago Press, 1969; BUTHER, D. PENIMAN, H. & RANNEY, A. Democracy at the Polls. American Interprise Institute for Public and Policy Research, 1981. 9. A revista Imprensa, Ano V, de dezembro de 1991, publicou ampla matéria sobre o controle que os parlamentares têm, hoje, sobre os distintos veículos de comunicação. Entre outras coisas, aponta ofato de o Congresso Nacional abrigar treze jornalistas e nove radialistas e, além disso, um quadro com o número de veículos de comunicação nas mãos de políticos. Com dados sumários, aponta a força da mídia no processo eleitoral e na representação política no Brasil. Entre outras informações sugestivas, tem-se, por exemplo, que o estado do Rio Grande do Norte tem 15 veículos de comunicação nas mãos de políticos. O novo estado de Roraima já tem sete veículos dirigidos por parlamentares, um número grande se comparado a São Paulo que tem 10 veículos de políticos empresários. 10.Sobre "Regimes autoritários" ver, principalmente: LINZ, Juan. "An Authoritarian Regime: Spain" In ALLAROT & ROKKAN, S. (orgs.)., Mass Politics: Studies in Political Sociology, NewYork, The Free Press, 1970; O'DÕNNELL, G.; SCMITIER, Philippe C. & WHITHEAD, Laurence (orgs.) Transitions from authoritarian rule: propects for democracy. Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1986. 11. Gláucio Ary Dillon Soares tem estudado a questão da influência da Rede Globo no período autoritário brasileiro (1964/1985) e na transição política (1986/1989). Ver, principal· mente: "Acensura durante o Regime Autoritário", apresentado ao Congresso da Latin America Studies Association. Miami, 1990. (mimeo-grafado) 12. SOARES, Gláucio A. D. Op. cit. 13. Os dados que estamos apresentando foram compilados dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, durante a campanha presidencial de 1989. 14. Ver o artigo de Vinico e D. Fleischer. São vários os trabalhos sobre o papel da televisão na campanha presidencial de 1989. Entre eles: LIMA, Vinício A. "Constructing the Political Scenery: television, elections, and the quest for democracy". Paper apresentado a Fow International Television Studio Conference. Londres, 1991; do mesmo autor "Media and Democracy: the construction of a Brazilian President". Paper apresentado à 41 st Annual Conlerence of the International Communication Association. Chicago, 1991; ver também: FLEISCHER, David: "Comportamento do Eleitorado Brasileiro na Eleição Presidencial de 1989: transferência de votos do 1º para o 2º turno. Uma análise de dados agregados." Paper apresentado ao Seminário de Comportamento Político. Florianópolis, 1990; PACHECO JORDÃO, Fátima. Les sondages dans les élections bresiliennes de 1989: ler de lancede a compagne électorale, Hernies, Paris, Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1991. 15. Carlos Eduardo Lins da Silva acompanhou a campanha presidencial de 1989 publicandoumasériede artigosna Folha de São Paulo, entre eles: "Uma ampla discussão sobre a moral na TV". Boletim INTERCOM, 31, junho de 1982. 16.Ver SOUZA, Maria do Carmo Campello de, "Faces contemporâneas da direita brasileira e os partidos políticos", Papar apresentado a Reserch Conference ''The Right in Latin American Democracies", New York,Columbia University, abril de 1990; ver também: NYLEN, William Russel "Liberalismo para todo mundo, menos eu, Brazil + the Neoliberal Solution", Paper apresentado a Conference "The Right in Latin American Democracies", Columbia University, abril de 1990. 17. SOUZA, Maria do Carmo C, Op. cit. 18. Para o estudo da passagem dos movimentos sociais à política, ocaso do Partido dos Trabalhadores, ver KECK, Margareth. PT. A lógica da diferença. São Paulo, Editora Ática, 1991. Ver especialmente o capítulo 4: "O movimento sindical e a formação do PT. 19. Sobre o peso das "elites políticas tradicionais" no processo eleitoral brasileiro ver HAGOPIAN, Frances: "A Política da Oligarquia: a persistência das elites tradicionais no Brasil contemporâneo". Tese de Doutorado, Harvard University, 1989. 20. As tabelas que estamos apresentando loram retiradas do texto ''The Role of Television and the Usage of Polls for Votin Decision" de STRAUBAAR, Joseph; OLSEN, Orjan & CAVALLARI NUNES, Márcia. Apresentado à Conferência da WAPOR,1990.

Lúcia Avelar

Doutora em Ciência Política, Docente e Pesquisadora da UNICAMP, Sócia-Diretora do Multi-Análise - Instituto de Pesquisa Aplicada e Professora-Colaboradora da EAESP/FGV

RESUMO

Os estudos eleitorais no Brasil pouco se detêm sobre a importância da televisão nos determinantes do voto. No geral, buscam-se explicações nas variáveis de background ou o posicionamento do indivíduo na estrutura social. Sem abdicar desta orientação, o presente artigo afirma que as eleições presidenciais de 1989 foram cheias de lições para o futuro. Argumenta que, particularmente em eleições majoritárias, o centro das campanhas eleitorais se deslocou para a televisão. Muitas coisas, então, mudaram: a utilização continuada da pesquisa de opinião pública durante a campanha, o pessoal especializado para a produção de programas políticos para o rádio e a televisão, a exigência de boa performance do candidato na mídia.

Palavras-chave: Pesquisas de opinião pública, eleições, televisão, socialização política, censura e mídia, meios de comunicação em massa.

ABSTRACT

Electoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Without abandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of political programs to the radio and television, the candidate midia performance.

Key words: polls, elections, television, political socialization, censurship and media, mass media, mass politics.

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Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

AVELAR, Lúcia. O Segundo Eleitorado (Tendências do voto feminino no Brasil). Editora da Unicamp, 1989.

BERELSON, B.; LAZARSFELD, P. Voting, The University of Chicago Press, 1954.

LEGISLAÇÃO Eleitoral e Partidária: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas. Brasília.

LIPPMA ,W. Public Opinion. New York, Barcourt Brace, 1926.

MCCLURE, R & PATTERSON, T. The Unseeing Eye. New York,G.P. Putnam & Sons, 1976.

NYLEN, William Russel. "Liberalismo para todo mundo, menos eu. Brazil + the Neoliberal Solution". Paper apresentado à Conferência "The Right in Latin American Democracies". Columbia University, abril de 1990.

PATTERSON, Thomas. The Mass media election. New York, Praeger, 1980.

WHITE, Theodore: America in Search of Itself. New York, Harper & Row Publischers, 1982.

  • 1. O efeito bandwagon é aquele que supõe que o comportamento eleitoralde algumas pessoas está relacionado com suas expectativas sobre os resuRados das eleições. Se algumas pessoas estão dispostas a votar em um candidato porque supõem que ele ganhará as eleições, este é um efeito bandwagon. Neste sentido é grande a polêmica sobre as publicações das prévias eleitorais, principalmente aquelas baseadas em dados de opinião pública. Para alguns, elas podem influenciar o comportamento eleitoral e, entre outros efeitos, falsificar a predição. Este é apenas um dos temas teóricos inseridos na discussão sobre a influência de prévias nas sociedades democráticas. Ver, entre outros: SIMON, Herbert: "Bandwagon and Underdog Eflects andlhe Possibilityof Elections Predictions". Public Opinion Quarterly, 1954.
  • 2. Painel é um método através do qual se acompanha o processo de definição do voto de cada pessoa durante uma campanha política, desde suas atitudes durante o período de convenções partidárias, até as suas reações sob a propaganda e a decisão final do voto. É, em suma, a técnica de entrevistar repetidamente as mesmas pessoas. Ver: LAZARSFELD,P.; BERELSON, B. & GAUDDET, H. The People's Choice. How the Voter Makes up his llind in a Presidential Campaign. New York, Columbia University Press, 1960.
  • 4. TRENAMAN, Joseph & MacOUAIL, Denis. Television and the political image: a study of the impact of television on the 1959. General Election, 1961.Methuen and CC Ltda.
  • 5. LAZARSFELD, P.; BERELSON, B. & GAUDET, H. "How to voter makes up his lind in a presidential campaign. The people's choice. New York, Columbia University Press, 1960.
  • 6. Esta discussão será desenvolvida tendo como referência bibliográfica Doris Graber. A autora tem publica· do vários trabalhos através dos quais se estuda a influência dos meios de comunicação de massa sobre a política e os seus efeitos sobre o processo democrático. Para a nossa discussão usamos: Mass Media and American Policies, Congressional Quarterly Press, 1980.
  • 7. Citado em: MERTON, R.K. Teoria y estructura saciales. Fondo de Cultura Economica, México, p. 419.
  • 8. Outras referências bibliográficas importantes para o tratamento deste também são: TRENAMAN, Joseph; MAC QUAl L, Devis. Television and the Political Image: A study of the impact of television on the 1959 General Election 1961. Metruen am CC Ltda.
  • ; BLUMLER, Jay; MC RUAIL, Devis. Television in Polities. Its use and influence, The Universily of Chicago Press, 1969;
  • BUTHER, D. PENIMAN, H. & RANNEY, A. Democracy at the Polls American Interprise Institute for Public and Policy Research, 1981.
  • 10.Sobre "Regimes autoritários" ver, principalmente: LINZ, Juan. "An Authoritarian Regime: Spain" In ALLAROT & ROKKAN, S. (orgs.)., Mass Politics: Studies in Political Sociology, NewYork, The Free Press, 1970;
  • O'DÕNNELL, G.; SCMITIER, Philippe C. & WHITHEAD, Laurence (orgs.) Transitions from authoritarian rule: propects for democracy Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1986.
  • 11. Gláucio Ary Dillon Soares tem estudado a questão da influência da Rede Globo no período autoritário brasileiro (1964/1985) e na transição política (1986/1989). Ver, principal· mente: "Acensura durante o Regime Autoritário", apresentado ao Congresso da Latin America Studies Association. Miami, 1990. (mimeo-grafado)
  • 14. Ver o artigo de Vinico e D. Fleischer. São vários os trabalhos sobre o papel da televisão na campanha presidencial de 1989. Entre eles: LIMA, Vinício A. "Constructing the Political Scenery: television, elections, and the quest for democracy". Paper apresentado a Fow International Television Studio Conference. Londres, 1991;
  • do mesmo autor "Media and Democracy: the construction of a Brazilian President". Paper apresentado à 41 st Annual Conlerence of the International Communication Association. Chicago, 1991; ver também: FLEISCHER, David: "Comportamento do Eleitorado Brasileiro na Eleição Presidencial de 1989: transferência de votos do 1º para o 2º turno. Uma análise de dados agregados." Paper apresentado ao Seminário de Comportamento Político. Florianópolis, 1990;
  • PACHECO JORDÃO, Fátima. Les sondages dans les élections bresiliennes de 1989: ler de lancede a compagne électorale, Hernies, Paris, Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1991.
  • 15. Carlos Eduardo Lins da Silva acompanhou a campanha presidencial de 1989 publicandoumasériede artigosna Folha de São Paulo, entre eles: "Uma ampla discussão sobre a moral na TV". Boletim INTERCOM, 31, junho de 1982.
  • 16.Ver SOUZA, Maria do Carmo Campello de, "Faces contemporâneas da direita brasileira e os partidos políticos", Papar apresentado a Reserch Conference ''The Right in Latin American Democracies", New York,Columbia University, abril de 1990;
  • ver também: NYLEN, William Russel "Liberalismo para todo mundo, menos eu, Brazil + the Neoliberal Solution", Paper apresentado a Conference "The Right in Latin American Democracies", Columbia University, abril de 1990.
  • 18. Para o estudo da passagem dos movimentos sociais à política, ocaso do Partido dos Trabalhadores, ver KECK, Margareth. PT. A lógica da diferença. São Paulo, Editora Ática, 1991.
  • 19. Sobre o peso das "elites políticas tradicionais" no processo eleitoral brasileiro ver HAGOPIAN, Frances: "A Política da Oligarquia: a persistência das elites tradicionais no Brasil contemporâneo". Tese de Doutorado, Harvard University, 1989.
  • 20. As tabelas que estamos apresentando loram retiradas do texto ''The Role of Television and the Usage of Polls for Votin Decision" de STRAUBAAR, Joseph; OLSEN, Orjan & CAVALLARI NUNES, Márcia. Apresentado à Conferência da WAPOR,1990.
  • AVELAR, Lúcia. O Segundo Eleitorado (Tendências do voto feminino no Brasil). Editora da Unicamp, 1989.
  • BERELSON, B.; LAZARSFELD, P. Voting, The University of Chicago Press, 1954.
  • LEGISLAÇÃO Eleitoral e Partidária: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas. Brasília.
  • LIPPMA ,W. Public Opinion New York, Barcourt Brace, 1926.
  • MCCLURE, R & PATTERSON, T. The Unseeing Eye New York,G.P. Putnam & Sons, 1976.
  • NYLEN, William Russel. "Liberalismo para todo mundo, menos eu. Brazil + the Neoliberal Solution". Paper apresentado à Conferência "The Right in Latin American Democracies". Columbia University, abril de 1990.
  • PATTERSON, Thomas. The Mass media election New York, Praeger, 1980.
  • WHITE, Theodore: America in Search of Itself New York, Harper & Row Publischers, 1982.
  • *
    O presente artigo foi escrito em um Programa de Pós-Doutorado em Yale University, Estados Unidos, realizado sob os auspícios do CNPq/FULBRIGT e é parte de um livro em andamento sobre os Partidos Políticos e as Eleições na Transição Brasileira. Ele foi originalmente apresentado no Seminário sobre "Meios de Comunicação de Massa e Redemocratização na América Latina" realizado em Brow University Estados Unidos em outubro de 1990.
    1. O efeito
    bandwagon é aquele que supõe que o comportamento eleitoralde algumas pessoas está relacionado com suas expectativas sobre os resuRados das eleições. Se algumas pessoas estão dispostas a votar em um candidato porque supõem que ele ganhará as eleições, este é um efeito
    bandwagon. Neste sentido é grande a polêmica sobre as publicações das prévias eleitorais, principalmente aquelas baseadas em dados de opinião pública. Para alguns, elas podem influenciar o comportamento eleitoral e, entre outros efeitos, falsificar a predição. Este é apenas um dos temas teóricos inseridos na discussão sobre a influência de prévias nas sociedades democráticas. Ver, entre outros: SIMON, Herbert: "Bandwagon and Underdog Eflects andlhe Possibilityof Elections Predictions".
    Public Opinion Quarterly, 1954.
    2. Painel é um método através do qual se acompanha o processo de definição do voto de cada pessoa durante uma campanha política, desde suas atitudes durante o período de convenções partidárias, até as suas reações sob a propaganda e a decisão final do voto. É, em suma, a técnica de entrevistar repetidamente as mesmas pessoas. Ver: LAZARSFELD,P.; BERELSON, B. & GAUDDET, H.
    The People's Choice. How the Voter Makes up his llind in a Presidential Campaign. New York, Columbia University Press, 1960.
    3. As relações entre
    mass media e
    mass politics constituem uma área de interesse teórico, através da qual se estuda o impacto dos meios de comunicação de massas sobre a política. Voltaremos ao tema adiante no texto.
    4. TRENAMAN, Joseph & MacOUAIL, Denis. Television and the political image: a study of the impact of television on the 1959. General Election, 1961.Methuen and CC Ltda.
    5. LAZARSFELD, P.; BERELSON, B. & GAUDET, H. "How to voter makes up his lind in a presidential campaign.
    The people's choice. New York, Columbia University Press, 1960.
    6. Esta discussão será desenvolvida tendo como referência bibliográfica Doris Graber. A autora tem publica· do vários trabalhos através dos quais se estuda a influência dos meios de comunicação de massa sobre a política e os seus efeitos sobre o processo democrático. Para a nossa discussão usamos:
    Mass Media and American Policies, Congressional Quarterly Press, 1980.
    7. Citado em: MERTON, R.K.
    Teoria y estructura saciales. Fondo de Cultura Economica, México, p. 419.
    8. Outras referências bibliográficas importantes para o tratamento deste também são: TRENAMAN, Joseph; MAC QUAl L, Devis.
    Television and the Political Image: A study of the impact of television on the 1959 General Election 1961. Metruen am CC Ltda. ; BLUMLER, Jay; MC RUAIL, Devis.
    Television in Polities. Its use and influence, The Universily of Chicago Press, 1969; BUTHER, D. PENIMAN, H. & RANNEY, A.
    Democracy at the Polls. American Interprise Institute for Public and Policy Research, 1981.
    9. A revista
    Imprensa, Ano V, de dezembro de 1991, publicou ampla matéria sobre o controle que os parlamentares têm, hoje, sobre os distintos veículos de comunicação. Entre outras coisas, aponta ofato de o Congresso Nacional abrigar treze jornalistas e nove radialistas e, além disso, um quadro com o número de veículos de comunicação nas mãos de políticos. Com dados sumários, aponta a força da mídia no processo eleitoral e na representação política no Brasil. Entre outras informações sugestivas, tem-se, por exemplo, que o estado do Rio Grande do Norte tem 15 veículos de comunicação nas mãos de políticos. O novo estado de Roraima já tem sete veículos dirigidos por parlamentares, um número grande se comparado a São Paulo que tem 10 veículos de políticos empresários.
    10.Sobre "Regimes autoritários" ver, principalmente: LINZ, Juan. "An Authoritarian Regime: Spain" In ALLAROT & ROKKAN, S. (orgs.).,
    Mass Politics: Studies in Political Sociology, NewYork, The Free Press, 1970; O'DÕNNELL, G.; SCMITIER, Philippe C. & WHITHEAD, Laurence (orgs.)
    Transitions from authoritarian rule: propects for democracy. Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1986.
    11. Gláucio Ary Dillon Soares tem estudado a questão da influência da Rede Globo no período autoritário brasileiro (1964/1985) e na transição política (1986/1989). Ver, principal· mente: "Acensura durante o Regime Autoritário", apresentado ao Congresso da Latin America Studies Association. Miami, 1990. (mimeo-grafado)
    12. SOARES, Gláucio A. D. Op. cit.
    13. Os dados que estamos apresentando foram compilados dos jornais
    O Estado de São Paulo e
    Folha de São Paulo, durante a campanha presidencial de 1989.
    14. Ver o artigo de Vinico e D. Fleischer. São vários os trabalhos sobre o papel da televisão na campanha presidencial de 1989. Entre eles: LIMA, Vinício A. "Constructing the Political Scenery: television, elections, and the quest for democracy". Paper apresentado a Fow International Television Studio Conference. Londres, 1991; do mesmo autor "Media and Democracy: the construction of a Brazilian President". Paper apresentado à 41 st Annual Conlerence of the International Communication Association. Chicago, 1991; ver também: FLEISCHER, David: "Comportamento do Eleitorado Brasileiro na Eleição Presidencial de 1989: transferência de votos do 1º para o 2º turno. Uma análise de dados agregados." Paper apresentado ao Seminário de Comportamento Político. Florianópolis, 1990; PACHECO JORDÃO, Fátima. Les sondages dans les élections bresiliennes de 1989: ler de lancede a compagne électorale,
    Hernies, Paris, Editions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1991.
    15. Carlos Eduardo Lins da Silva acompanhou a campanha presidencial de 1989 publicandoumasériede artigosna Folha de São Paulo, entre eles: "Uma ampla discussão sobre a moral na TV".
    Boletim INTERCOM, 31, junho de 1982.
    16.Ver SOUZA, Maria do Carmo Campello de, "Faces contemporâneas da direita brasileira e os partidos políticos", Papar apresentado a Reserch Conference ''The Right in Latin American Democracies", New York,Columbia University, abril de 1990; ver também: NYLEN, William Russel "Liberalismo para todo mundo, menos eu, Brazil + the Neoliberal Solution", Paper apresentado a Conference "The Right in Latin American Democracies", Columbia University, abril de 1990.
    17. SOUZA, Maria do Carmo C, Op. cit.
    18. Para o estudo da passagem dos movimentos sociais à política, ocaso do Partido dos Trabalhadores, ver KECK, Margareth. PT.
    A lógica da diferença. São Paulo, Editora Ática, 1991. Ver especialmente o capítulo 4: "O movimento sindical e a formação do PT.
    19. Sobre o peso das "elites políticas tradicionais" no processo eleitoral brasileiro ver HAGOPIAN, Frances: "A Política da Oligarquia: a persistência das elites tradicionais no Brasil contemporâneo". Tese de Doutorado, Harvard University, 1989.
    20. As tabelas que estamos apresentando loram retiradas do texto ''The Role of Television and the Usage of Polls for Votin Decision" de STRAUBAAR, Joseph; OLSEN, Orjan & CAVALLARI NUNES, Márcia. Apresentado à Conferência da WAPOR,1990.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Jun 2013
    • Data do Fascículo
      Out 1992
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