Acessibilidade / Reportar erro

Vertigo e o sublime trágico

Resumos

Este é um artigo sobre a cinemática como espetáculo e a construção do sublime. Ocupa-se das construções engendradas do desejo e, no caso, interpreta o objeto de desejo como um objeto sublime. Ao mesmo tempo, é um artigo sobre decadência e abandono. Assim, este escrito tenta lidar com alguns conceitos imbuídos no relacionamento entre decadência e mortificação. Dessa forma, o artigo é sobre distância e sobre movimento, sobre Kinema (movimento grego) e a distância que é descrita pela queda da construção sublime e a melancolia associada a isso. Essas idéias são exploradas por intermédio do exame de um dos mais poderosos filmes de Alfred Hitchcock, Vertigo (1958), e uma noção de sublime trágico. Analisados conjuntamente, o conceito de sublime e a narrativa do filme provêem insights sobre a melancolia das representações que são úteis na perseguição obsessivo-compulsiva da idealização organizacional.

Cinema; gênero; teoria; trágico; sublime


This is a paper about the cinematic as spectacle and the construction of the sublime. It is concerned with gendered constructions of desire and construes the object of desire in this case as a sublime object. At same time, the paper is about decadence and falling, falling away. Therefore, this piece of writing attempts to deal with some thoughts on the relationship between decadence and mortification. So this paper is also about distance and about movement, about kinema (Greek movement) and the distance that is described by falling from the constructed sublime and its associated melancholy. These ideas are explored via an examination of one of Alfred Hitchcock's most powerful films, Vertigo (1958), and a notion of the tragic sublime. Taken together, the concept of the sublime and the narrative of the film provide insights into the melancholy of commodified representations in the obsessive-compulsive pursuit of organizational idealization.

Cinema; gender; theory; tragic; sublime


Vertigo e o sublime trágico

Heather Höpfl

Professora da Newcastle Business School, University of Northumbria E-mail: heather.hopfl@unn.ac.uk

RESUMO

Este é um artigo sobre a cinemática como espetáculo e a construção do sublime. Ocupa-se das construções engendradas do desejo e, no caso, interpreta o objeto de desejo como um objeto sublime. Ao mesmo tempo, é um artigo sobre decadência e abandono. Assim, este escrito tenta lidar com alguns conceitos imbuídos no relacionamento entre decadência e mortificação. Dessa forma, o artigo é sobre distância e sobre movimento, sobre Kinema (movimento grego) e a distância que é descrita pela queda da construção sublime e a melancolia associada a isso. Essas idéias são exploradas por intermédio do exame de um dos mais poderosos filmes de Alfred Hitchcock, Vertigo (1958), e uma noção de sublime trágico. Analisados conjuntamente, o conceito de sublime e a narrativa do filme provêem insights sobre a melancolia das representações que são úteis na perseguição obsessivo-compulsiva da idealização organizacional.

Palavras-chave: Cinema, gênero, teoria, trágico, sublime.

ABSTRACT

This is a paper about the cinematic as spectacle and the construction of the sublime. It is concerned with gendered constructions of desire and construes the object of desire in this case as a sublime object. At same time, the paper is about decadence and falling, falling away. Therefore, this piece of writing attempts to deal with some thoughts on the relationship between decadence and mortification. So this paper is also about distance and about movement, about kinema (Greek movement) and the distance that is described by falling from the constructed sublime and its associated melancholy. These ideas are explored via an examination of one of Alfred Hitchcock's most powerful films, Vertigo (1958), and a notion of the tragic sublime. Taken together, the concept of the sublime and the narrative of the film provide insights into the melancholy of commodified representations in the obsessive-compulsive pursuit of organizational idealization.

Key words: Cinema, gender, theory, tragic, sublime.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Notas

Texto originalmente publicado em: Journal of Organizational Change Management. V.15, n. 1, pp.21-24, 2002

Artigo convidado.

Aprovado em 02/07/2002.

Texto traduzido por Ana Paula Paes de Paula.

  • BENJAMIN, W. The origin of German tragic drama London : NLB, 1977.
  • BÜRGER, P. Theory of the Avant-Garde Minneapolis : University of Minnesota Press, 1984.
  • DERRIDA, J. Writing and difference Chicago : University of Chicago Press, 1978.
  • FREUD, S. On metapsychology. The theory of psychoanalysis Harmondsworth : Penguin Books, 1985.
  • GIBBON, E. Decline and fall of the Roman Empire Abridge Low, D.M. London : Book Club Associates, 1960.
  • IRIGARAY, L. Speculum of the other woman. Ithaca : Cornell University Press, 1985.
  • LACOUE-LABARTHE. Typography Stanford : Stanford University Press, 1989.
  • LYOTARD, J. F. One of the things at stake in women's struggles. In: BENJAMIN, A. (Ed.). The Lyotard reader Oxford : Basil Blackwell, 1989. p.111-21.
  • MODLESKI, T. The women who knew too much: Hitchcock and feminist theory. London : Routledge, 1988.
  • PLATO. The republic Oxford : The Claredon Press, 1941.
  • ZIZEK, S. Looking awy - an introduction to Jacques Lacan through popular culture Cambridge : An October Book, MIT Press, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    02 Jul 2002
  • Recebido
    02 Jul 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br