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Por que os programas de qualidade falham?

Quality; total quality management; plenning for quality; motivation for quality

Qualidade; gestão da qualidade total; planejamento para a qualidade; motívação para a qualidade

EXECUTIVAS

Por que os programas de qualidade falham?

José Tolovi Jr.

Professor do GVPEC da EAESP/FGV e do PDG-EXEC da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial

Palavras-chave: Qualidade, gestão da qualidade total, planejamento para a qualidade, motívação para a qualidade.

Key words: Quality, total quality management, plenning for quality, motivation for quality.

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O autor gostaria de agradecer ao professor Marilson Alves Gonçalves pelas pacientes revisões e inúmeras sugestões.

1. Business Week, Oct. 17, 1994.

2. TQM - Total Quality Management ou, em português. Gestão da Qualidade Total.

3. DAVIS. Stanley M., LAWRENCE, Paul. Matrix. Mass.: Addison Wesley O. D. series. 1977.

4. A maioria das empresas prefere o termo funcionários ou empregados. Recentemente outras empresas já estão se referindo a parceiros, talentos humanos ou mesmo seres humanos(III), em contraposição a recursos humanos.

5. GRANT, R. M., SHANI, R., KRISHNAN, R. TQM's Challenge to Management - theory and practice. Sloan Management Review, Winter 1994.

6. Não se pode falar de um programa formal de qualidade nesta situação de ausência de planejamento!

7. ISHIKAWA, K. Atividades do Circulo de CQ. Controle de Qualidade Total. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

8. KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente e AOTS, 1993.

9. ISHIKAWA. Op, cit., OSADA, T. The 58's five keys to a total quality environment. Tokyo: Asian Productivity Organization, 1991; SHIOZAWA, R.S.C. Qualidade no atendimento e tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 1993.

18. KUME, H. Op. cit.

11. Sempre é bom relembrar os conceitos de higiene e motivação de HERZBERG, F., MAUSMER, B., SNYDERMAN, B. The motivation to work. New York: Wiley, 1959.

12. Quando estou certo ninguém se lembra, quando estou errado ninguém se esquece. Bar do Leo, Silo Paulo.

13. Business week, Oct. 17, 1994.

14. KONDO,Y. Human motivation. Tokyo: 3A Corporation, 1991.

  • 1. Business Week, Oct. 17, 1994.
  • 3. DAVIS. Stanley M., LAWRENCE, Paul. Matrix. Mass.: Addison Wesley O. D. series. 1977.
  • 5. GRANT, R. M., SHANI, R., KRISHNAN, R. TQM's Challenge to Management - theory and practice. Sloan Management Review, Winter 1994.
  • 7. ISHIKAWA, K. Atividades do Circulo de CQ. Controle de Qualidade Total. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
  • 8. KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente e AOTS, 1993.
  • 9. ISHIKAWA. Op, cit., OSADA, T. The 58's five keys to a total quality environment. Tokyo: Asian Productivity Organization, 1991;
  • SHIOZAWA, R.S.C. Qualidade no atendimento e tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 1993.
  • 11. Sempre é bom relembrar os conceitos de higiene e motivação de HERZBERG, F., MAUSMER, B., SNYDERMAN, B. The motivation to work. New York: Wiley, 1959.
  • 13. Business week, Oct. 17, 1994.
  • 14. KONDO,Y. Human motivation. Tokyo: 3A Corporation, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1994
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