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NÃO HÁ FELICIDADE SEM AFLIÇÃO: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E VALOR CORPORATIVO

RESUMO

A exploração comercial de informações pessoais tem levantado questões como privacidade, uso ilegal de dados e segurança da informação. Nesse sentido, os sistemas de proteção de dados pessoais (SPDP) têm um papel relevante e as empresas são as principais responsáveis pela aplicação das regras que governam esses sistemas. Os SPDP, entretanto, demandam investimentos significativos por parte das empresas, e ainda não há uma conclusão unificada sobre seus impactos econômicos. Assim, este estudo investiga se a implementação de SPDP nas empresas afeta seu desempenho financeiro em curto prazo e seu valor corporativo em longo prazo. Após a aplicação do método de pareamento por escore de propensão, um conjunto de dados composto por 912 empresas de comércio eletrônico listadas nas bolsas de valores de Xangai e Shenzhen entre 2008 e 2020 foi selecionado. Os resultados mostram que a implementação do SPDP pode melhorar o desempenho financeiro de uma empresa em curto prazo, explorando mercados, fortalecendo o controle interno e aumentando o valor corporativo em longo prazo por meio do fortalecimento da responsabilidade social corporativa. Este estudo apresenta esclarecimentos importantes para que as empresas implementem os SPDP de maneira proativa e fortaleçam sua gestão de dados pessoais, aumentando, assim, o valor da empresa como um todo. Além disso, os resultados dessa pesquisa pode ajudar governos a elaborar legislação voltada a segurança da informação nacional e a melhoria da cooperação internacional, especialmente para os mercados emergentes.

Palavras-chaves:
proteção de dados pessoais; desempenho financeiro; valor corporativo; responsabilidade social corporativa; controle interno

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