Resumos
O presente trabalho propõe um enfoque sistêmico para o desenvolvimento de embalagens de alimentos. A aplicação dessa abordagem possibilitará o aprimoramento das inúmeras funções desempenhadas por esse veículo de comunicação. O reconhecimento das relações interdependentes entre os agentes presentes no sistema conduzirá ao fortalecimento da cadeia de escolha/aquisição/consumo. Com o ambiente da globalização empresaÂrial, a proposição trará contribuições relevantes, principalmente para o setor executivo. Produtores e consumidores poderão atuar num regime de parceria, na produção e comercialização de produtos alimentícios.
abordagem sistêmica; embalagem de alimentos; produtor; consumidor; comercialização
This work presents a systemic view of the development of food packaging. It considers the package as a meaningful vehicle of communication during the process of commercialization. The proposed systemic approach has demonstrated to be helpful for recognition of eventual gaps in the communication processo Brief/y stated the systemic approach for package development might contribute to facilitate the partnership process between entrepreneurs and consumers. Following the proposed approach a professional team work of different managerial functions can produce a package that will better communicate with the consumers of a product.
systemic approach; food packaging; entrepreneurs; consumer; commercialization
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Uma proposição sistêmica para o desenvolvimento de embalagens
Rubens da Costa SantosI; Virgínia Maria Ferraz de CastroII
IProfessor do Departamento de Mercadologia da EAESP/ FGV e Consultor em Marketing Industrial
IIMestre e Doutoranda em Saúde Pública - FSP/USP - e Consultora em Marketing Nutricional e Tecnologia
RESUMO
O presente trabalho propõe um enfoque sistêmico para o desenvolvimento de embalagens de alimentos. A aplicação dessa abordagem possibilitará o aprimoramento das inúmeras funções desempenhadas por esse veículo de comunicação. O reconhecimento das relações interdependentes entre os agentes presentes no sistema conduzirá ao fortalecimento da cadeia de escolha/aquisição/consumo. Com o ambiente da globalização empresaÂrial, a proposição trará contribuições relevantes, principalmente para o setor executivo. Produtores e consumidores poderão atuar num regime de parceria, na produção e comercialização de produtos alimentícios.
Palavras-chave: abordagem sistêmica, embalagem de alimentos, produtor, consumidor, comercialização.
ABSTRACT
This work presents a systemic view of the development of food packaging. It considers the package as a meaningful vehicle of communication during the process of commercialization. The proposed systemic approach has demonstrated to be helpful for recognition of eventual gaps in the communication processo Brief/y stated the systemic approach for package development might contribute to facilitate the partnership process between entrepreneurs and consumers. Following the proposed approach a professional team work of different managerial functions can produce a package that will better communicate with the consumers of a product.
Key words: systemic approach, food packaging, entrepreneurs, consumer, commercialization.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
07 Dez 2011 -
Data do Fascículo
Jun 1998