Acessibilidade / Reportar erro

Finanças comportamentais

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Finanças comportamentais

As Finanças Comportamentais representam um campo de pesquisa que tem despertado grande interesse de acadêmicos e profi ssionais de mercado, por apresentar potenciais explicações a diversas evidências empíricas consideradas anomalias à teoria moderna de fi nanças. Ao desafi ar o paradigma tradicional, no qual o mercado não propicia consistentemente oportunidades de arbitragem e os agentes econômicos buscam maximizar a utilidade esperada, as Finanças Comportamentais surgem como importante alternativa teórica que permite uma melhor compreensão do mercado fi nanceiro por meio da incorporação de aspectos cognitivos e psicológicos dos investidores no processo de tomada de decisão. Herbert Kimura, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, oferece as seguintes indicações:

CHOICES, VALUES, AND FRAMES. Kaniel Kahneman e Amos Tversky (Eds.). New York: Cambridge University Press, 2000. 840 p.

Os autores são precursores das Finanças Comportamentais e editam uma coletânea com 42 artigos de diversos acadêmicos das áreas de Economia, Psicologia e Finanças. É enfatizada a Teoria de Prospecto, que contrasta a utilidade esperada e se fundamenta na identificação de uma função de valor obtida por meio da interação entre uma escala de pesos de decisão e uma de valores subjetivos associados a possíveis resultados. A obra inclui trabalhos importantes que tratam dos determinantes cognitivos e psicofísicos das escolhas.

HEURISTICS AND BIASES: The Psychology of Intuitive Judgment. Thomas Gilovich, Dale Griffin e Daniel Kaheman (Eds.). New York: Cambridge University Press, 2002. 857 p.

Nesta obra os editores trazem mais 42 artigos sobre Finanças Comportamentais, porém com foco direcionado aos aspectos psicológicos. O livro engloba a apresentação dos modelos teóricos e mecanismos empíricos usuais, a avaliação de novas perspectivas teóricas e a análise de aplicações reais. Adicionalmente, são abordados os estudos sobre heurísticas e vieses, a discussão da teoria de suporte, associada à intuição no julgamento de probabilidades, e análises de aplicações de questões comportamentais nas áreas esportiva, financeira e de saúde.

JUDGMENT UNDER UNCERTAINTY: Heuristics and Biases. Daniel Kahneman, Paul Slovic e Amos Tversky (Eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1982. 555 p.

Esta coletânea aborda os aspectos comportamentais que podem influenciar o processo de tomada de decisão. São discutidos os vieses cognitivos a que o ser humano está sujeito, ilustrando a complexidade da influência da psicologia no mecanismo decisório. Adicionalmente discutem, dentre as várias heurísticas e vieses com potencial impacto em finanças, a regra dos pequenos números, a representatividade, a disponibilidade, a ilusão do controle, o excesso de confiança e o conservadorismo.

ADVANCES IN BEHAVIORAL FINANCE. Richard Thaler (Ed.). New York: Russell Sage Foundation, 1993. 597 p.

Esta coletânea representa uma das primeiras e mais importantes obras que buscaram consolidar estudos dentro da perspectiva das Finanças Comportamentais. Com enfoque em finanças, os textos inovam por questionar a racionalidade imposta pela Teoria Moderna de Finanças, investigando explicações para o distanciamento entre resultados teóricos esperados e evidências empíricas por meio da incorporação dos aspectos comportamentais dos agentes econômicos. O livro aborda ainda diversos temas financeiros, como volatilidade, sobre-reação de preços, dividendos e retornos anormais.

ADVANCES IN BEHAVIORAL FINANCE (VOL. II). Richard Thaler (Ed.). Princeton: Princeton University Press, 2005. 728 p.

Contemplando as recentes inovações em Finanças Comportamentais, os textos abordam os grandes avanços apresentados pela área nos últimos 10 anos. Desde a publicação do primeiro volume desta série, o tema apresentou considerável evolução e suas análises puderam ser confrontadas com novos dados de mercado, como os das diversas crises da década de 1990 e os do estouro da bolha da Internet. Este novo volume incorpora dimensões para a análise da influência dos aspectos comportamentais em parâmetros do mercado financeiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Maio 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br