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Uma proposição sistêmica para o desenvolvimento de embalagens

Resumos

O presente trabalho propõe um enfoque sistêmico para o desenvolvimento de embalagens de alimentos. A aplicação dessa abordagem possibilitará o aprimoramento das inúmeras funções desempenhadas por esse veículo de comunicação. O reconhecimento das relações interdependentes entre os agentes presentes no sistema conduzirá ao fortalecimento da cadeia de escolha/aquisição/consumo. Com o ambiente da globalização empresaÂrial, a proposição trará contribuições relevantes, principalmente para o setor executivo. Produtores e consumidores poderão atuar num regime de parceria, na produção e comercialização de produtos alimentícios.

abordagem sistêmica; embalagem de alimentos; produtor; consumidor; comercialização


This work presents a systemic view of the development of food packaging. It considers the package as a meaningful vehicle of communication during the process of commercialization. The proposed systemic approach has demonstrated to be helpful for recognition of eventual gaps in the communication processo Brief/y stated the systemic approach for package development might contribute to facilitate the partnership process between entrepreneurs and consumers. Following the proposed approach a professional team work of different managerial functions can produce a package that will better communicate with the consumers of a product.

systemic approach; food packaging; entrepreneurs; consumer; commercialization


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Uma proposição sistêmica para o desenvolvimento de embalagens

Rubens da Costa SantosI; Virgínia Maria Ferraz de CastroII

IProfessor do Departamento de Mercadologia da EAESP/ FGV e Consultor em Marketing Industrial

IIMestre e Doutoranda em Saúde Pública - FSP/USP - e Consultora em Marketing Nutricional e Tecnologia

RESUMO

O presente trabalho propõe um enfoque sistêmico para o desenvolvimento de embalagens de alimentos. A aplicação dessa abordagem possibilitará o aprimoramento das inúmeras funções desempenhadas por esse veículo de comunicação. O reconhecimento das relações interdependentes entre os agentes presentes no sistema conduzirá ao fortalecimento da cadeia de escolha/aquisição/consumo. Com o ambiente da globalização empresa­rial, a proposição trará contribuições relevantes, principalmente para o setor executivo. Produtores e consumidores poderão atuar num regime de parceria, na produção e comercialização de produtos alimentícios.

Palavras-chave: abordagem sistêmica, embalagem de alimentos, produtor, consumidor, comercialização.

ABSTRACT

This work presents a systemic view of the development of food packaging. It considers the package as a meaningful vehicle of communication during the process of commercialization. The proposed systemic approach has demonstrated to be helpful for recognition of eventual gaps in the communication processo Brief/y stated the systemic approach for package development might contribute to facilitate the partnership process between entrepreneurs and consumers. Following the proposed approach a professional team work of different managerial functions can produce a package that will better communicate with the consumers of a product.

Key words: systemic approach, food packaging, entrepreneurs, consumer, commercialization.

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1. TSUMORI, Elza. A embalagem como merchandising. SuperHiper. v.20, n.3, p.48-52, 1994.

2. DANIELS, P. N. Reaching out to ali America: coordinated nutrition education across USDA programs. J Nutr. v.124, n.9, p.1823-7,1994.

3. LEWIS, C. J., YETLEY, E. A. Focus group sessions on formats of nutrition labels. J Am Oiet Assoe. v.92, n.1, p.62-6, 1992.

4. SELAME, Joe. A embalagem do futuro. F & C Embalagem. v.6, n.61, p.66, 1993.

5. CASTRO, Virginia M. F. Visão sistêmica da embalagem de alimentos no processo da comunicação: um estudo exploratório sobre a visão empresarial e a do consumidor. São Paulo, 1994. [Dissertação de Mestrado - Facuidade de Saúde Pública da USP. ]

6. GIORGIO ZECCHINI, Rag. A evolução do conceito da embalagem. Embalagem. v.8, abr. 1975.

7. BOUVIER, Adriana S. A embalagem desde sempre. Alimentos & Bebidas. v.1, p.15-31, abr./mai. 1989.

8. GERSHMAN, Michael. Packaging: positioning tool of the 1980s. Management Review. v.76, p.36-8, 1987.

9. OLIVEIRA, Paulo de. Balanço semestral do setor. Alimentos & Tecnologia. v.4, n.47, p.38-42, 1993.

10. GUIA de embalagem - Brasil 1995. Embanews. 1995, p.16, 38-9. (Edição Especial).

11. NARAYANAN, P. V. Packaging­advertising-marketing. Packaging India. p.13-7, dez.jan.1991.

12. DICHTER, Ernest. Packaging: the sixth sense? A guide to identifying consumer motivation. Boston: Cahners, 1975.

13. Termo utilizado para caracterizar uma das funções da embalagem de alimentos em sua evolução histórica. SERAGINI, L. a universo da embalagem. Marketing. v.17, n.124, p.19-34, 1984.

14. GUSS, L. M. Packaging ts marketing. New York: American Management Association.1967.

15. MILLER, J. A. Labellng research:the state of the art. Cambridge: Marketing Science Institute. 1978.

16. NAZÁRIO, Germinio. Embalagem e saúde pública; embalagem, arte e técnica de um povo: um estudo da embalagem brasileira. São Paulo: Toga, 1985.

17. CAMPINO, A. C. C., PINA, M. A indústria de alimentos: o estudo de alguns sub-ramos. São Paulo, 1981. [Trabalho para discussão interna, n.20/81, FEA/ USP.] p.11.

18. FARINA, Elizabeth M. M. Q., ZYLBERSZT JAN, Décio. Relações tecnológicas e organização dos mercados no sistema agroindustrial de alimentos. São Paulo, 1992. [Texto para discussão interna, n. 03/92, FEA/USP]. p.1-1 0,23.

19. ROOK, Dennis W. The buying impulse. Journal ot Consume r Research. v.14, p.189-99,1987.

20. BENNETT, Peter D., KASSARJIAN, Harold H. o comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 1975.

21. DIAZ BORDENAVE, J. E. Além dos meios e mensagens: introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

22. SANTOS, Rubens da C. Tendência de consumo de alimentos. São Paulo, Fundação Instituto Administração/USP, 1991. (Pensa: Série Temas para Discussão.) p.1-7.

23. BEAGLEY, Karen. Packaging's first our exclusive consumer. Packaging, p.28-59, June 1985.

24. CASTELLANO, Nadine M., BALASU­BRAMANIAN, Siva K., COLE, Catherine. Special session - Summary consumer behavior research and its implication for producVnutritional information programs. Advances in Consume r Research. v.19, p.489-90, 1992.

25. FOOD guide pyramid replaces the basic 4 cicie. Food Technology. v.46, n.7, p.64­7,1992.

26. SIMAS, Fernando M., MARANGONI, N. First research on packaging and consumption: a joint project from DIL Consultants in Design and Marketing Communications and Research International. In: World Conference on Packaging, 8, São Paulo, 1993. Proceedings. Campinas, CETEA-ITALI IAPRI, 1993. v.1, p.78-102.

27. FIORI, Margareth. O consumidor do futuro - pesquisa Rhodia-FEAlUSP. Diário do Comércio e Indústria, 12 dez. 1990. Seção Propaganda & Marketing, p.11.

28. BERTALANFFY, Ludwig Von. Os progressos realizados na teoria geral dos sistemas. In: ______ Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1977.

29. O'SHAUGHNESSY, John. Abordagem dos sistemas: definição de sistemas. In: ___ Organização de empresas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1973.

30. CHAVES, Mário M. Saúde e sistemas. 3.ed. Rio de Janeiro: FGV/W. R. Kellogg Foundation, 1980.

31. BORONI, Mário. O sistema embalagem. Embalagem Vende, v.2, n.5, p.84-6, 1975.

32. CASTRO, Virginia M. F. Op. cit.

33. FERREIRA, Antonio R. M. A indústria de embaiagem no Brasil: uma abordagem de análise setoriai e planejamento estratégico. São Paulo, 1992. [Dissertação de Mestrado - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.] p.33-4, 161-63.

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35. KOTLER, Philip, KAREN, F. A. F. Strategic marketing for educational institutions. New Jersey: Prentice-Hall, 1985.

36. Apud FARINA, Elizabeth M. M. Q., ZYLBERSlT JAN, Décio. Op. Cit.

37. BICK, Léo F. A legislação brasileira sobre embalagem e rotulagem de alimentos. In: IV Congresso Brasileiro de Embalagem, São Paulo, 1986. São Paulo, Associação Brasileira de Embalagem, 1986. p.151.

38. HOLLOWAY, Robert J., HANCOCK, Robert S. Oistribution systems I: channels. In: __ Marketing in a changing environment. 2.ed. New York: John Wiley & Sons, 1973.

39. ENGEL, James F., BLACKWELL, Roger D., MINIARD, Paul W. Alternative evaluation. In:__ Consumer behavior. 6.ed. Chicago: The Dryden Press, 1990.

  • 1. TSUMORI, Elza. A embalagem como merchandising. SuperHiper. v.20, n.3, p.48-52, 1994.
  • 2. DANIELS, P. N. Reaching out to ali America: coordinated nutrition education across USDA programs. J Nutr. v.124, n.9, p.1823-7,1994.
  • 3. LEWIS, C. J., YETLEY, E. A. Focus group sessions on formats of nutrition labels. J Am Oiet Assoe. v.92, n.1, p.62-6, 1992.
  • 4. SELAME, Joe. A embalagem do futuro. F & C Embalagem. v.6, n.61, p.66, 1993.
  • 5. CASTRO, Virginia M. F. Visão sistêmica da embalagem de alimentos no processo da comunicação: um estudo exploratório sobre a visão empresarial e a do consumidor. São Paulo, 1994. [Dissertação de Mestrado - Facuidade de Saúde Pública da USP.
  • 6. GIORGIO ZECCHINI, Rag. A evolução do conceito da embalagem. Embalagem. v.8, abr. 1975.
  • 7. BOUVIER, Adriana S. A embalagem desde sempre. Alimentos & Bebidas. v.1, p.15-31, abr./mai. 1989.
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  • 9. OLIVEIRA, Paulo de. Balanço semestral do setor. Alimentos & Tecnologia. v.4, n.47, p.38-42, 1993.
  • 10. GUIA de embalagem - Brasil 1995. Embanews. 1995, p.16, 38-9. (Edição Especial).
  • 11. NARAYANAN, P. V. PackagingÂadvertising-marketing. Packaging India. p.13-7, dez.jan.1991.
  • 12. DICHTER, Ernest. Packaging: the sixth sense? A guide to identifying consumer motivation. Boston: Cahners, 1975.
  • 13. Termo utilizado para caracterizar uma das funções da embalagem de alimentos em sua evolução histórica. SERAGINI, L. a universo da embalagem. Marketing. v.17, n.124, p.19-34, 1984.
  • 14. GUSS, L. M. Packaging ts marketing. New York: American Management Association.1967.
  • 15. MILLER, J. A. Labellng research:the state of the art. Cambridge: Marketing Science Institute. 1978.
  • 16. NAZÁRIO, Germinio. Embalagem e saúde pública; embalagem, arte e técnica de um povo: um estudo da embalagem brasileira. São Paulo: Toga, 1985.
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  • 22. SANTOS, Rubens da C. Tendência de consumo de alimentos. São Paulo, Fundação Instituto Administração/USP, 1991. (Pensa: Série Temas para Discussão.) p.1-7.
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  • 27. FIORI, Margareth. O consumidor do futuro - pesquisa Rhodia-FEAlUSP. Diário do Comércio e Indústria, 12 dez. 1990. Seção Propaganda & Marketing, p.11.
  • 28. BERTALANFFY, Ludwig Von. Os progressos realizados na teoria geral dos sistemas. In: ______ Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1977.
  • 29. O'SHAUGHNESSY, John. Abordagem dos sistemas: definição de sistemas. In: ___ Organização de empresas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1973.
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  • 31. BORONI, Mário. O sistema embalagem. Embalagem Vende, v.2, n.5, p.84-6, 1975.
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  • 34. LINNEMAM, Robert E. How to grow bigger by acting smaller. Journal ot Food Products Marketing. v.1, n.1, p.80-3, 1992.
  • 35. KOTLER, Philip, KAREN, F. A. F. Strategic marketing for educational institutions. New Jersey: Prentice-Hall, 1985.
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  • 38. HOLLOWAY, Robert J., HANCOCK, Robert S. Oistribution systems I: channels. In: __ Marketing in a changing environment. 2.ed. New York: John Wiley & Sons, 1973.
  • 39. ENGEL, James F., BLACKWELL, Roger D., MINIARD, Paul W. Alternative evaluation. In:__ Consumer behavior. 6.ed. Chicago: The Dryden Press, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 1998
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