Acessibilidade / Reportar erro

Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro

Resumos

Muito se tem dito e escrito sobre as peculiaridades da administração estratégica nas micro e pequenas empresas (MPE). Pouco, entretanto, tem sido feito em termos de trabalho empírico, de cunho quantitativo, quando comparado com o volume de pesquisa que trata de grandes empresas. Nesse sentido, o presente artigo buscou explorar o processo de formação de estratégias nessas empresas, descrevendo seus principais aspectos e, principalmente, verificando se há características desse processo que podem ser associadas a níveis de desempenho acima (e/ou abaixo) da média. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão linear múltipla para entender as relações existentes entre as variáveis do processo de formação da estratégia consideradas no estudo e o desempenho; e, ainda, a análise discriminante para determinar os indicadores que diferenciam os grupos de empresas com desempenho acima e abaixo da média. Os resultados apontaram uma tendência à utilização de processos de formação de estratégia deliberados e formais. Por outro lado, reconhecemos também, uma tendência de inovação e mudança. O desempenho acima da média das micro e pequenas empresas, ao que parece, é resultado de uma receita balanceada desses dois ingredientes.

Formação de estratégias; desempenho; micro e pequenas empresas; processos; inovação


Much has been said on the peculiarities of strategic management in micro and small companies, however, little has been done regarding empirical, quantitative work, when compared with the amount of research that addresses large companies. The present work explores the process of strategy formation in these companies and describes their main aspects. A verification is carried out to ascertain if there are characteristics of this process that can be associated to performance levels. Multiple linear regression analysis was used to better understand the existing relationships between variables of the same process of strategy formation considered in the study and the performance; the discriminating analysis was used to determine the indicators that distinguish the groups of companies with performance above and below the average. The results pointed a trend to the utilization of deliberate and formal processes of strategy formation. On the other hand, we also recognize a tendency of innovation and change. The performance above average of the micro and small companies, what it seems, is resulted of a balanced prescription of these two ingredients.

Strategy formation; performance; micro and small companies; process; innovation


ARTIGOS

Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro

Leonardo Lemos da Silveira SantosI; Ricardo César AlvesII; Kenneth Nunes Tavares de AlmeidaIII

IUniversidade Federal de Lavras e PUC Minas

IIPUC Minas

IIIUniversidade Federal de Lavras e Faculdades Jorge Amado

RESUMO

Muito se tem dito e escrito sobre as peculiaridades da administração estratégica nas micro e pequenas empresas (MPE). Pouco, entretanto, tem sido feito em termos de trabalho empírico, de cunho quantitativo, quando comparado com o volume de pesquisa que trata de grandes empresas. Nesse sentido, o presente artigo buscou explorar o processo de formação de estratégias nessas empresas, descrevendo seus principais aspectos e, principalmente, verificando se há características desse processo que podem ser associadas a níveis de desempenho acima (e/ou abaixo) da média. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão linear múltipla para entender as relações existentes entre as variáveis do processo de formação da estratégia consideradas no estudo e o desempenho; e, ainda, a análise discriminante para determinar os indicadores que diferenciam os grupos de empresas com desempenho acima e abaixo da média. Os resultados apontaram uma tendência à utilização de processos de formação de estratégia deliberados e formais. Por outro lado, reconhecemos também, uma tendência de inovação e mudança. O desempenho acima da média das micro e pequenas empresas, ao que parece, é resultado de uma receita balanceada desses dois ingredientes.

Palavras-chave: Formação de estratégias, desempenho, micro e pequenas empresas, processos, inovação.

ABSTRACT

Much has been said on the peculiarities of strategic management in micro and small companies, however, little has been done regarding empirical, quantitative work, when compared with the amount of research that addresses large companies. The present work explores the process of strategy formation in these companies and describes their main aspects. A verification is carried out to ascertain if there are characteristics of this process that can be associated to performance levels. Multiple linear regression analysis was used to better understand the existing relationships between variables of the same process of strategy formation considered in the study and the performance; the discriminating analysis was used to determine the indicators that distinguish the groups of companies with performance above and below the average. The results pointed a trend to the utilization of deliberate and formal processes of strategy formation. On the other hand, we also recognize a tendency of innovation and change. The performance above average of the micro and small companies, what it seems, is resulted of a balanced prescription of these two ingredients.

Keywords: Strategy formation, performance, micro and small companies, process, innovation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

ALVES, R. C. Construção de estratégias na indústria avícola: um estudo de caso numa empresa produtora de carne de frango. Dissertação (Mestrado em Administração). Belo Horizonte. FEAD Minas, 2006.

ANDREASSI, T.; SBRAGIA, R. Fatores determinantes do grau de inovatividade das empresas: um estudo utilizando a técnica de análise discriminante. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Campinas, 2001. Anais. Campinas: ANPAD, 2001.

ANSOFF, H. I.; MCDONNELL, E. J. Implantando a administração estratégica. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1993.

BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

BALESTRIN, A; VARGAS, L. M. Redes horizontais de cooperação como estrutura favorável para o desenvolvimento das PMEs. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais. Atibaia: ANPAD, 2003.

CASSAROTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e o desenvolvimento local. São Paulo: Atlas, 1998.

CHANDLER, A. What is a firm? A historical perspective. European Economic Review, v. 36, p. 483-494, 1992.

CHER, R. A gerência das pequenas e médias empresas. São Paulo: Maltese, 1990.

CHIA, R.; HOLT, R. Strategy as practical coping: a Heideggerian perspective. Organization Studies, v. 27, n. 5, p. 635-655, 2006.

COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. Strategic management of small firms in hostile and benign environments. Strategic Management Journal, v. 10, n. 1, p. 75-87, 1989.

DESS, G. G.; ROBINSON, R. B. JR. Measuring organizational performance in the absence of objective measures: the case of the privately-held firm and conglomerate business unit. Strategic Management Journal, v. 5, n. 3, p. 265-273, 1984.

FIGUEIREDO, N. G; MARTINELLI, D. P. Inovação e exportação em pequenas e médias empresas (PME): uma pesquisa em andamento. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26., Salvador, 2002. Anais. Salvador: ANPAD, 2002.

GIMENEZ, F. A. P.; PELISSON, C.; HAYASHI JR., P.; KRÜGER, E. Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de Miles e Snow. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 2, p. 53-74, mai./ago. 1999.

GIMENEZ, F. A. P. O estrategista na pequena empresa. Maringá. Edição do autor, 2000, v.1, 176 p.

GOOLD, M.; CAMPBELL, A. As melhores maneiras de formular estratégias. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 349-362, 1998

HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAN, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HENDERSON, B. D. As origens da estratégia. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 3-11, 1998.

HENDRY, J. Strategic decision-making, discourse, and strategy as social practice. Journal of Management Studies, v. 37, n. 7, p. 955-977, 2000.

HENDRY, J.; SEIDL, d. The structure and significance of strategic episodes: social systems theory and the routine practices of strategic change. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 175-196, 2003.

JARZABKOWSKI, P. Strategy as Practice: An Activity-based Approach. London: Sage Publications, 2005.

JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: recursiveness, adaptation, and practices-in-use. Organization Studies, v. 25, n. 4, p. 529-560, 2004.

LAKATOS, E. M. Sociologia da Administração. São Paulo: Atlas, Cap. 8, p. 198-215, 1997.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MEIRELLES, A. de M. et al. Uma abordagem para estratégia utilizando analogias. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24., Florianópolis, 2000. Anais. Florianópolis: ANPAD, 2000.

MEIRELLES, A. de M. A formação de estratégia no sistema bancário brasileiro: modelo teórico e evidências empíricas. Tese (Doutorado em Administração). Belo Horizonte. UFMG/CEPEAD, 2003.

MINTZBERG, H. A organização empreendedora. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, p. 231239, 2001.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 419-440, 1998.

MINTZBERG, H. Crafting strategy. Harvard Business Review, jul./ago., p.23-32, 1987.

MINTZBERG, H; AHLMSTRAND, B; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MINTZBERG, H; WATERS, J. Of strategies, deliberate and emergent. Strategic Management Journal, v. 6, n. 3, p. 273-293, 1985.

OHMAE, K. De volta à estratégia. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 6783, 1998.

PELHAM, A. M.; WILSON, D. T. A longitudinal study of the impact of market structure, firm structure, strategy, and market orientation culture on dimensions of small-firm performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 1, p.37-45, 1996.

PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Performance empresarial: uma comparação entre indicadores subjetivos e objetivos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Foz do Iguaçu, 1999. Anais. Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999.

PINHEIRO, M. Gestão e desempenho das empresas de pequeno porte: uma abordagem conceitual e empírica. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.

PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

PRAHALAD, C. K. A competência essencial da corporação. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, p. 293-317, 1998.

SARAIVA, E. V. A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel. Dissertação (Mestrado em Administração). Belo Horizonte. UFMG/CEPEAD, 2004.

SEBRAE. Boletim estatístico das micro e pequenas empresas. Disponível em: <http://www.sebrae.org.br>. Acesso em: 10 fev. 2007.

SILVA, A. B.; PEREIRA, A. A. Fatores de influência na gestão das empresas de pequeno e médio porte da Grande Florianópolis/SC. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 28., Curitiba, 2004. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004.

VASCONCELOS, F. Safári de estratégia, questões bizantinas e a síndrome do ornitorrinco: uma análise empírica dos impactos da diversidade teórica em estratégia empresarial sobre a prática dos processos de tomada de decisão estratégica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., Campinas, 2001. Anais. São Paulo: Campinas, ANPAD, 2001.

WACK, P. Cenários: águas desconhecidas à frente. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 363-394, 1998.

WHITTINGTON, R. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. RAE-revista de administração de empresas. v. 44, n. 4, out./dez., 2004. WHITTINGTON, R. National innovation and transnational variation. Keynote presentation, European Academy of Management. Bocconi University, Milan (Italy), abr. 2003.

WHITTINGTON, R. O que é estratégia? São Paulo: Thomson, 2002.

WILSON, D. C.; JARZABKOWSKI, P. Thinking and acting strategically: new challenges for interrogating strategy. European Manage Management Review, v. 1, n. 1, p. 14–20, 2004.

WILSON, D. C.; JARZABKOWSKI, P. Pensando e agindo estrategicamente: novos desafios para a análise estratégica. RAE-revista de administração de empresas, v. 44, n. 4, out./dez. 2004.

Artigo recebido em 04.05.2007.

Aprovado em 20.08.2007.

Leonardo Lemos da Silveira Santos

Professor da PUC-Minas. Doutorando em Administração de Empresas pelo PPG/UFLA. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégia nas organizações e metodologias qualitativas de pesquisa. E-mail: leonardo.lemos@uol.com.br Endereço: Av. Sete de Setembro, 225, apto. 102, Divinópolis – MG, 35500-011.

Ricardo César Alves

Professor Titular da PUC-Minas. Mestrado Profissional em Administração pela FEAD-Minas. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégia nas organizações e gestão de micro e pequenas empresas. E-mail: rialves@uai.com.br / rialves@pucminas.br Endereço: Rua Juvenal dos Santos, 361 / 301, Luxemburgo, Belo Horizonte – MG, 30380-530.

Kenneth Nunes Tavares de Almeida

Professor das Faculdades Jorge Amado. Doutorando em Administração pela UFLA. Interesses de pesquisa nas áreas de comportamento organizacional e estratégias organizacionais. E-mail: kennethnunes@yahoo.com.br Endereço: Rua Catarina Fogaça, 189 / 108, Jardim Armação, Salvador – BA, 41750-120.

  • ALVES, R. C. Construção de estratégias na indústria avícola: um estudo de caso numa empresa produtora de carne de frango. Dissertação (Mestrado em Administração). Belo Horizonte. FEAD Minas, 2006.
  • ANDREASSI, T.; SBRAGIA, R. Fatores determinantes do grau de inovatividade das empresas: um estudo utilizando a técnica de análise discriminante. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Campinas, 2001. Anais Campinas: ANPAD, 2001.
  • ANSOFF, H. I.; MCDONNELL, E. J. Implantando a administração estratégica 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1993.
  • BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
  • BALESTRIN, A; VARGAS, L. M. Redes horizontais de cooperação como estrutura favorável para o desenvolvimento das PMEs. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais Atibaia: ANPAD, 2003.
  • CASSAROTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e o desenvolvimento local São Paulo: Atlas, 1998.
  • CHANDLER, A. What is a firm? A historical perspective. European Economic Review, v. 36, p. 483-494, 1992.
  • CHER, R. A gerência das pequenas e médias empresas São Paulo: Maltese, 1990.
  • CHIA, R.; HOLT, R. Strategy as practical coping: a Heideggerian perspective. Organization Studies, v. 27, n. 5, p. 635-655, 2006.
  • COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. Strategic management of small firms in hostile and benign environments. Strategic Management Journal, v. 10, n. 1, p. 75-87, 1989.
  • DESS, G. G.; ROBINSON, R. B. JR. Measuring organizational performance in the absence of objective measures: the case of the privately-held firm and conglomerate business unit. Strategic Management Journal, v. 5, n. 3, p. 265-273, 1984.
  • FIGUEIREDO, N. G; MARTINELLI, D. P. Inovação e exportação em pequenas e médias empresas (PME): uma pesquisa em andamento. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26., Salvador, 2002. Anais Salvador: ANPAD, 2002.
  • GIMENEZ, F. A. P.; PELISSON, C.; HAYASHI JR., P.; KRÜGER, E. Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de Miles e Snow. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 2, p. 53-74, mai./ago. 1999.
  • GIMENEZ, F. A. P. O estrategista na pequena empresa Maringá. Edição do autor, 2000, v.1, 176 p.
  • GOOLD, M.; CAMPBELL, A. As melhores maneiras de formular estratégias. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 349-362, 1998
  • HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAN, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • HENDERSON, B. D. As origens da estratégia. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 3-11, 1998.
  • HENDRY, J. Strategic decision-making, discourse, and strategy as social practice. Journal of Management Studies, v. 37, n. 7, p. 955-977, 2000.
  • HENDRY, J.; SEIDL, d. The structure and significance of strategic episodes: social systems theory and the routine practices of strategic change. Journal of Management Studies, v. 40, n. 1, p. 175-196, 2003.
  • JARZABKOWSKI, P. Strategy as Practice: An Activity-based Approach. London: Sage Publications, 2005.
  • JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: recursiveness, adaptation, and practices-in-use. Organization Studies, v. 25, n. 4, p. 529-560, 2004.
  • LAKATOS, E. M. Sociologia da Administração São Paulo: Atlas, Cap. 8, p. 198-215, 1997.
  • MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • MEIRELLES, A. de M. et al. Uma abordagem para estratégia utilizando analogias. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24., Florianópolis, 2000. Anais Florianópolis: ANPAD, 2000.
  • MEIRELLES, A. de M. A formação de estratégia no sistema bancário brasileiro: modelo teórico e evidências empíricas. Tese (Doutorado em Administração). Belo Horizonte. UFMG/CEPEAD, 2003.
  • MINTZBERG, H. A organização empreendedora. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia Porto Alegre: Bookman, p. 231239, 2001.
  • MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia Porto Alegre: Bookman, 2000.
  • MINTZBERG, H. A criação artesanal da estratégia. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 419-440, 1998.
  • MINTZBERG, H; AHLMSTRAND, B; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
  • MINTZBERG, H; WATERS, J. Of strategies, deliberate and emergent. Strategic Management Journal, v. 6, n. 3, p. 273-293, 1985.
  • OHMAE, K. De volta à estratégia. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 6783, 1998.
  • PELHAM, A. M.; WILSON, D. T. A longitudinal study of the impact of market structure, firm structure, strategy, and market orientation culture on dimensions of small-firm performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 24, n. 1, p.37-45, 1996.
  • PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Performance empresarial: uma comparação entre indicadores subjetivos e objetivos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Foz do Iguaçu, 1999. Anais Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999.
  • PINHEIRO, M. Gestão e desempenho das empresas de pequeno porte: uma abordagem conceitual e empírica. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.
  • PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
  • PRAHALAD, C. K. A competência essencial da corporação. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, p. 293-317, 1998.
  • SARAIVA, E. V. A construção de estratégias: um estudo de caso no setor de telefonia móvel. Dissertação (Mestrado em Administração). Belo Horizonte. UFMG/CEPEAD, 2004.
  • SEBRAE. Boletim estatístico das micro e pequenas empresas Disponível em: <http://www.sebrae.org.br>. Acesso em: 10 fev. 2007.
  • SILVA, A. B.; PEREIRA, A. A. Fatores de influência na gestão das empresas de pequeno e médio porte da Grande Florianópolis/SC. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 28., Curitiba, 2004. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004.
  • VASCONCELOS, F. Safári de estratégia, questões bizantinas e a síndrome do ornitorrinco: uma análise empírica dos impactos da diversidade teórica em estratégia empresarial sobre a prática dos processos de tomada de decisão estratégica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., Campinas, 2001. Anais. São Paulo: Campinas, ANPAD, 2001.
  • WACK, P. Cenários: águas desconhecidas à frente. In: MONTGOMERY, C. A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 363-394, 1998.
  • WHITTINGTON, R. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. RAE-revista de administração de empresas v. 44, n. 4, out./dez., 2004. WHITTINGTON, R. National innovation and transnational variation. Keynote presentation, European Academy of Management. Bocconi University, Milan (Italy), abr. 2003.
  • WHITTINGTON, R. O que é estratégia? São Paulo: Thomson, 2002.
  • WILSON, D. C.; JARZABKOWSKI, P. Thinking and acting strategically: new challenges for interrogating strategy. European Manage Management Review, v. 1, n. 1, p. 1420, 2004.
  • WILSON, D. C.; JARZABKOWSKI, P. Pensando e agindo estrategicamente: novos desafios para a análise estratégica. RAE-revista de administração de empresas, v. 44, n. 4, out./dez. 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2007

Histórico

  • Aceito
    20 Ago 2007
  • Recebido
    04 Maio 2007
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br