Acessibilidade / Reportar erro

Flexibilização e diversificação: exame das duas estratégias sob uma perspectiva temporal

strategy; diversification; flexibilization; restructuring; Organizational Theory; recession; portfolios; company rationalization; company organization; organizational strategy

estratégias; diversificação; flexibilização; reestruturação; Teoria das Organizações; recessão; portfolios; racionalização de empresas; organização de empresas; estratégia organizacional

ARTIGOS

Flexibilização e diversificação: exame das duas estratégias sob uma perspectiva temporal

Arnaldo Ryngelblum

Mestre em Administração pela HEC - Universidade de Montréal, Canadá e Consultor de Empresas

Palavras-chave: estratégias, diversificação, flexibilização, reestruturação, Teoria das Organizações, recessão, portfolios, racionalização de empresas, organização de empresas, estratégia organizacional.

Keywords: strategy, diversification, flexibilization, restructuring, Organizational Theory, recession, portfolios, company rationalization, company organization, organizational strategy.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em fevereiro/1995, avaliado e aprovado para publicação em abril/1995.

1. GORZ, A. Métamorphoses du travail: quête du sens. Paris: Galilée,1988.

2. SMITH, C. Flexible specialisation, automation and mass production, Work, Employment & Society. v.3, n.2, p.203-20, June 1989.

3. ANSOFF, H.I. Strategies for diversification. Harvard Business Review, Boston, p.113-24, Sept./Oct. 1975.

4. WILLlAMSON, O. The economic institutions of capitalism. Chicago: Free Press, 1985.

5. Alguns exemplos interessantes:

· How to be happy though no. two, Forbes, v. 118, p.36+, 15 July 1976.

· Conversation with David Foster. Advertising Age, v. 45, p. 27-8, 25 Nov.1974.

· Dialectical yo-yo, Economist, v. 259, p.108, 24 Apr. 1976.

· Eastman Kodak nears the end of its divestiture program, The Gazette Businnes, 27 Sept. 1994.

6. DRILL, H. R&C tries to reach the American palate. Advertising Age, v. 50, p. 40, 12 Nov. 1979.

7. MARKIDES, C.C. Back to basics: reversing corporate diversification, Multinational Business, n. 4, p. 12-25, 1991.

8. PIORE, M., SABEL, C. The secand industrial divide. New York: Basic Books, 1984.

9. KAHN, P. Informatique: les vrais révolutions restent à venir. La Presse, p.B6, Cahier Plus, 23 Jul. 1994.

10. DELMAS, P. Le maitre des horloges. Paris: Odile Jacob, 1991.

11. Transnational corporations in world development: trends and prospects. United Nations Centre on Transnational Corporations, 1988.

12. RYNGELBLUM, A. Limites des théories traditionelles en stratégie: application au sectur des produits de nettoyage domestique au Brésil. Montréal: Universidade de Montréal, 1995 (dissertação de mestrado).

  • 1. GORZ, A. Métamorphoses du travail: quête du sens. Paris: Galilée,1988.
  • 2. SMITH, C. Flexible specialisation, automation and mass production, Work, Employment & Society. v.3, n.2, p.203-20, June 1989.
  • 3. ANSOFF, H.I. Strategies for diversification. Harvard Business Review, Boston, p.113-24, Sept./Oct. 1975.
  • 4. WILLlAMSON, O. The economic institutions of capitalism. Chicago: Free Press, 1985.
  • ˇ How to be happy though no. two, Forbes, v. 118, p.36+, 15 July 1976.
  • ˇ Conversation with David Foster. Advertising Age, v. 45, p. 27-8, 25 Nov.1974.
  • ˇ Dialectical yo-yo, Economist, v. 259, p.108, 24 Apr. 1976.
  • ˇ Eastman Kodak nears the end of its divestiture program, The Gazette Businnes, 27 Sept. 1994.
  • 6. DRILL, H. R&C tries to reach the American palate. Advertising Age, v. 50, p. 40, 12 Nov. 1979.
  • 7. MARKIDES, C.C. Back to basics: reversing corporate diversification, Multinational Business, n. 4, p. 12-25, 1991.
  • 8. PIORE, M., SABEL, C. The secand industrial divide. New York: Basic Books, 1984.
  • 9. KAHN, P. Informatique: les vrais révolutions restent à venir. La Presse, p.B6, Cahier Plus, 23 Jul. 1994.
  • 10. DELMAS, P. Le maitre des horloges. Paris: Odile Jacob, 1991.
  • 12. RYNGELBLUM, A. Limites des théories traditionelles en stratégie: application au sectur des produits de nettoyage domestique au Brésil. Montréal: Universidade de Montréal, 1995 (dissertação de mestrado).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Out 1995

Histórico

  • Aceito
    Abr 1995
  • Recebido
    Fev 1995
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br