Acessibilidade / Reportar erro

Curso de pós-graduação em administração de empresas

EDITORIAL

Curso de pós-graduação em administração de empresas

Na estrutura do ensino universitário brasileiro era possível observar até bem pouco tempo a ausência de cursos regulares de pós-graduação. Após os quatro, cinco ou seis anos que compunham o currículo "universitário" concluía-se o bacharelado ou a licenciatura e as atividades seguintes dirigiam-se para o doutoramento e a livre-docência, sempre com objetives voltados para o magistério superior. Não se entendiam os cursos realizados após obtenção do grau universitário a não ser como preparação para o magistério de nível superior. As tentativas para a implantação de cursos regulares de pós-graduação com currículos estabelecidos e duração determinada, sempre foram modestas e, por vêzes, começando para encerrarem-se após duas ou três turmas.

Foi nos últimos cinco anos que assistimos ao desenvolvimento de cursos de pós-graduação em caráter regular, e no ano passado a Universidade de São Paulo os regulamentou para várias de suas Faculdades.

A Escola de Administração de Emprêsas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, iniciou de forma regular o seu Curso de Pós-Graduação em Administração de Emprêsas em 1961 e, após um período de tentativas, a sua duração foi definitivamente estabelecida em 3 semestres para o período diurno e quatro para o noturno.

São admitidos os portadores de grau universitário após entrevista e exame de seleção. Nos seus cinco anos de existência o Curso de Pós-Graduação fornece elementos para algumas observações interessantes. É significativo o fato de que a maioria dos participantes sejam portadores de grau universitário em outras áreas que não administração, seja pública ou de emprêsas. Aproximadamente dois terços se constituem de advogados, engenheiros e economistas, o que não tem excluído indivíduos com cabedal de conhecimentos pouco habituais no círculo tradicional de administradores, como psicólogos, sociólogos e outros cientistas sociais, licenciados em seções de matemática, física, filosofia e letras da Faculdade de Filosofia. Apesar da heterogeneidade na formação universitária dcs participantes, tem-se constituído um motivo de feliz surprêsa o fato de todos terem sido capazes de desenvolver, decorridas as primeiras semanas do curso, um denominador comum que é o esforço para adquirir uma visão da emprêsa. E êste elemento permanece e se aprofunda durante o curso gerando o que nos permitiríamos chamar, uma nova "mentalidade profissional". E êsse é o fulcro do Curso de Pós-Graduação em Administração de Emprêsas, pois êle não se propôs à tarefa de fcrmar exclusivamente elementos para o exercício do magistério superior. Êle é primordialmente um curso para preenchimento de uma lacuna no sistema universitário brasileiro que é o de formar profissionais de alto nível, e que até então permanecia descurado.

Não podemos ignorar que os portadores de graus universitários, especialmente engenheiros, economistas e advogados, apesar de, em princípio, serem considerados técnicos, uma vez admitidos nas emprêsas, são chamados ao desempenho de funções tipicamente administrativas para as quais não foram preparados em satisfazendo as exigências curriculares de suas respectivas faculdades. O que é dado então encontrar é u'a mão-de-obra que necessita de retreinamento e até certo ponto de reconversão a uma realidade típica de sociedades que se industrializam, ou seja, a organização de tipo econômico.

Esta tarefa vem sendo, a nosso ver, preenchida satisfatoriamente pelo Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas, e experiências de tal natureza, pelo seu sucesso e pela consideração das novas necessidades de fôrça de trabalho que num contexto em processo de industrialização passa a exigir; tais experiências deveriam ser, na medida do possível, objeto de atenção para utilização em outras áreas do conhecimento com vistas à profissionalização, deixando ao passado a imagem de que cursos de pós-graduação são inevitàvelmente voltados à preparação de futuros professores universitários.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1967
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br