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ACOPLAMENTO E DESACOPLAMENTO SOCIAIS: PASTORES COMO EMPREENDEDORES

Acoplamiento y desacoplamiento social: Pastores como empresários

RESUMO

Pastores neopentecostais responsáveis por igrejas cujo funcionamento aparenta seguir moldes de empreendimentos produtivos parecem ser dotados da capacidade de construir novas relações sociais - associadas ao contexto religioso -, ao mesmo tempo que se afastam parcialmente de laços anteriores, sobretudo familiares e de amizade. Essa capacidade de acoplamento - criação e vinculação a novos laços - e de desacoplamento - distanciamento de relações passadas - foi observada por Granovetter (2009)Granovetter, M. (2009). The economic sociology of firms and entrepreneurs. In R. Swedberg (Ed.), Entrepreneurship: The social science view (pp. 244-275). New York, USA: Oxford University Press. na investigação de empreendedores imigrantes. O presente artigo extrapola o âmbito de estudos desse autor, em que o fator de deslocamento é étnico-geográfico, para analisar novo fenômeno, de natureza ético-religiosa. Para isso, analisa o caso de 16 pastores da região metropolitana de Belo Horizonte. As evidências demostram a importância do fenômeno de acoplamento/desacoplamento para a construção de novas comunidades religiosas, suscitando reflexões sobre esse tipo de empreendimento, em franca proliferação no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilita contribuições à literatura da área, abrindo diferentes vertentes de investigações.

PALAVRAS-CHAVE:
Acoplamento; desacoplamento; empreendedorismo religioso; pastores neopentecostais; redes sociais

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