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Sobre variáveis psicológicas em modelos de application scoring

O objetivo deste estudo é investigar a contribuição de variáveis psicológicas e de escalas sugeridas pela Psicologia Econômica na previsão da inadimplência de pessoas físicas. Portanto, uma amostra de 555 indivíduos completou um questionário de autopreenchimento. Ao adotar a metodologia de análise de regressão logística, as seguintes características psicológicas e comportamentais foram encontradas e associadas ao grupo de indivíduos em situação de inadimplência: a) dimensões negativas relacionadas com dinheiro (sofrimento, desigualdade e conflito); b) altas pontuações na escala de autoeficácia, provavelmente indicando um maior grau de otimismo e excesso de confiança; c) compradores classificados como compulsivos; d) indivíduos que consideram necessário dar presentes aos filhos e amigos, em datas especiais, mesmo que muitas pessoas considerem isso como sendo um luxo; e) problemas de autocontrole, identificados por pessoas que bebem, em média, mais de quatro copos de bebida alcoólica por dia.

Psicologia econômica; análise de crédito; risco de crédito; credit scoring; application scoring


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