Acessibilidade / Reportar erro

Technology transfer in fibres, textil and apparel

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Henrique Rattner

Gerard, K. Boon. Technology transfer in fibres, textil and apparel. Sijthoff & Noordhoff, 1981, Alphen aan den Rijn, The Netherlands, 581 p.

A indústria têxtil, uma das mais antigas e tradicionais, sofreu nas últimas décadas um processo contínuo de inovações técnicas. Matérias-primas, processos, máquinas e equipamentos foram e continuam sendo substituídos, com profundos impactos na produtividade, nível de emprego e renda das populações, sobretudo nos países em desenvolvimento.

A maior parte dos trabalhos publicados a respeito refere-se a escolha de tecnologias alternativas, a nível das empresas. Porém, tem sido pouco estudada a problemática da transferência de tecnologia, em particular aquela que se efetua fora dos canais de transferência das corporações transnacionais. O objetivo desta obra de Boon é analisar de forma ampla a oferta internacional da tecnologia utilizada no setor têxtil, em todas as fases de produção, desde a fiação até a tecelagem, a texturização e o acabamento.

Procurando identificar os principais supridores de tecnologia no mercado internacional, o autor desenvolve uma ampla análise de seus programas de P+D (pesquisa e desenvolvimento), de suas linhas de produção e de sua estratégia de marketing. Ademais, discute criticamente a tese do tratamento desigual de compradores, ou seja, as empresas estabelecidas nos países do Terceiro Mundo receberiam tecnologia menos avançada, e, portanto, menos eficiente, do que aquelas situadas nos países desenvolvidos. A transferência de tecnologias de livre acesso, quanto às daquelas que constituem o monopólio de corporações multinacionais e de empresas de engenharia e consultoria é submetida a uma análise crítica, com base em dados empíricos levantados nas empresas da indústria têxtil da Colômbia e do México, por equipes locais de pesquisadores. O roteiro e os resultados deste projeto de pesquisa internacional são relatados nos 10 capítulos desta obra, leitura certamente indispensável para estudiosos e dirigentes da indústria têxtil.

Conforme aponta o autor, na Introdução, seus objetivos são mais práticos e pragmáticos, tentando captar a realidade dos mercados de tecnologia, através da classificação e análise sistemáticas de informações, sem recorrer necessariamente à teoria. Este tipo de abordagem não implica, necessariamente, descrições superficiais. A análise dos pacotes de tecnologia, realizada pelo autor, é dinâmica, procurando referir seu conteúdo a variáveis culturais, políticas e socio-económicas, presentes nos mercados estudados. Transcendendo os aspectos meramente técnicos do problema, a discussão é levada tanto para o terreno da divisão internacional de trabalho quanto para as possibilidades do desenvolvimento de tecnologias mais "apropriadas" pelos países do Terceiro Mundo. Hipotetizando a natureza da tecnologia como mercadoria, que segue as mesmas leis de todas as mercadorias no sistema capitalista, cuja otimização é baseada em seus preços relativos, são enfocados aspectos referentes à política - explícita e implícita - de tecnologia opondo as influências institucionais e políticas aos princípios da teoria econômica neoclássica.

No capítulo 2 - Tecnologia "apropriada" - sua escolha e transferência - são examinados os vários fatores condicionantes da produção, a estrutura de consumo e o grau de concorrência no mercado de tecnologia, bem como o papel do poder público, através de planos e diretrizes de incentivos fiscais e tributários à indústria e às exportações.

A dependência tecnológica dos países do Terceiro Mundo é apontada e documentada com vistas aos pacotes tecnológicos de escalas de produção pouco apropriadas, intensivos em capital, cedidos freqüentemente mediante contratos que contêm cláusulas restritivas e inibidoras do desenvolvimento de tecnologias alternativas. As tensões e a instabilidade nas relações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento decorrentes dessa divisão internacional de trabalho "perversa" seriam superadas por uma maior disseminação de informações sobre tecnologias alternativas, melhorando os mecanismos de transferência de tecnologia a fim de atender às necessidades básicas das populações e estimulando sua capacidade criativa.

Este tema é desenvolvido com maior fôlego no capítulo 3 - Tecnologia futura - uma variável dependente. Partindo de uma análise crítica do conceito "progresso técnico", são apontados seus aspectos privado e social e seus efeitos contraditórios em países com grandes problemas de sub e desemprego. Através da análise dos objetivos privados e públicos da inovação tecnológica e suas implicações econômicas, sociais e políticas fica patente a necessidade de firmar diretrizes para o desenvolvimento científico-tecnológico a nível do poder público e de suas decisões políticas e econômicas.

Nos capítulos 4, 5 e 6, o autor trata sucessivamente do mercado de tecnologias para poliéster e as condições de oferta; da escolha de tecnologia na indústria têxtil e da oferta internacional de tecnologia têxtil. A descrição minuciosa dos processos técnicos, equipamentos, matérias-primas e seus respectivos mercados é enriquecida por um anexo que enumera as filiais das empresas multinacionais produtoras de fios sintéticos e estabelecidas nos principais países da América Latina (Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela).

No capítulo sobre as inovações tecnológicas na indústria têxtil, desde a década dos 50 são destacadas as tendências à automação, culminando na introdução de equipamentos com comando numérico. Também nesta parte, são apresentadas informações estatísticas sobre a difusão de máquinas e equipamentos em diferentes países, o consumo de diversas matérias-primas e as mudanças na capacidade de produção instalada, com seus impactos no nível de emprego.

Os mercados de tecnologia para a indústria têxtil na Colômbia e no México são analisados no capítulo 7 e os dados apresentados constituem a base empírica em que são fundadas as inferências e conclusões do estudo, resumidas no último capítulo.

Pela riqueza das informações apresentadas, pela metodologia rigorosa adotada tanto na coleta e ordenação dos dados, quanto na sua análise e interpretação, a obra de Gerard K. Boon constitui um marco importante no campo das pesquisas sobre inovação tecnológica e suas conseqüências nos países em desenvolvimento. Para os empresários e técnicos que enfrentam diariamente os problemas mais diversos, desde a aquisição de novas máquinas até a concorrência das multinacionais e seu domínio dos mercados, inclusive o de matérias-primas, o livro é obrigatório. Finalmente, os técnicos e cientistas que estão engajados em pesquisas e desenvolvimento de novos processos e produtos, bem como aqueles que atuam nos órgãos governamentais dedicados à política científico-tecnológica, encontrarão nesta obra inúmeras sugestões e informações pertinentes, de cunho prático e teórico, para seu trabalho.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1981
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br