Acessibilidade / Reportar erro

Administração de pessoal (desenvolvimento de recursos humanos)

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Luis Cesar G. de Araújo

Administração de pessoal (Desenvolvimento de recursos humanos)

Por Flávio de Toledo. 4. ed. rev. e ampl., Editora Atlas, 1974.

A obra em análise tem por objetivo apresentar as principais técnicas de administração de pessoal, assim como políticas, estratégias e critérios de desenvolvimento de recursos humanos, tornando relevante a importância do elemento humano nas organizações.

A parte I, já publicada em edições anteriores sob o título: Manual de administração de pessoal (Relações industriais), é agora revista e ampliada, apresentando aspectos importantes no que se refere a: descrições e análise de funções, recrutamento e seleção de pessoal, treinamento, determinação racional de salários, avaliação do desempenho e comentários gerais sobre relações humanas em termos de conceito, sua importância e detalhes ligados à revolução industrial e à revolução humanizadora do trabalho. Enfim, apresentação objetiva e útil das principais técnicas concernentes à área.

Os capítulos que tratam dos itens mencionados contêm detalhes quanto a: métodos de abordagem, passos seqüenciais de pesquisa e operação, modelos de descrição, modelos de aplicação de testes, métodos de avaliação de funções, cargos e salários e integração do novo funcionário.

É interessante notar que a parte I não se destina a estabelecer a orientação clássica candidato x vaga, funcionário x função, mas sim a enriquecer a administração de pessoal com uma característica melhor ajustada à organização. A parte I é, com certeza, a introdução à parte II que é, sem dúvida alguma, a maior contribuição que o autor dá ao estudo da área de pessoal.

Nessa segunda parte são apresentados conceitos, políticas, estratégias, técnicas de desenvolvimento de recursos humanos, aspectos de introdução e dinamização de programas de desenvolvimento desses recursos, e treinamento e administração por objetivo.

Sabemos que a premissa básica de recursos humanos é a de assegurar a existência dos mesmos, disponíveis e adequados às suas operações, presentes e futuras. Flávio de Toledo sugere algumas dessas premissas (seria melhor dizer políticas), que são: a) melhor aproveitamento de condições para desenvolvimento constante e adequado de recursos disponíveis; b) assegurar que estes sejam preparados em nível e com a antecedência necessária; c) flexibilidade gerencial a fim de que seja possível condição de êxito permanente; d) criar e manter padrão de comportamento geral, de forma que não atue somente o setor especializado; e) tratamento por objetivos, mantendo sempre a avaliação de resultados.

Portanto, mentalização da cúpula da organização quanto à importância da área, ação associada às metas organizacionais, de curto e longo prazo, visando contribuir para um desenvolvimento organizacional que prepare a organização para enfrentar as conhecidas mudanças, que geram os conflitos de toda ordem.

O aspecto fundamental da obra é não só o fornecimento de amplo panorama da matéria, mas também, orientação e informação que possam resultar em aplicação prática. A forma de apresentação é essencialmente didática, útil a administradores e estudantes, dirigentes e executivos, na medida em que são apresentados tópicos testados no Brasil e no exterior.

A experiência de Flávio de Toledo é de inegável relevância, pois seu curriculum apresenta 25 anos de experiência na área de recursos humanos. Sua intenção neste livro é a de alertar a gestão de empresas para a importância da vinculação desta área à ação global da organização, contribuindo efetivamente para a possibilidade do conhecimento de meios que levam a uma razoável harmonia produtiva.

Para finalizar, um apelo à Editora Atlas, aliás, um apelo que vem se repetindo com relação a esta editora e algumas outras: coloque o índice analítico no final do livro. Contando com o índice analítico, o leitor tem acessa mais rápido à informação de que necessita.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 1975
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br