RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo verificar se e como as dimensões culturais do país moderam a relação entre a qualidade da firma de auditoria e o nível de gerenciamento de resultados. A amostra foi composta por 88.428 observações de 18.842 empresas localizadas em 23 países, abrangendo o período de 2011 a 2018 em um painel desbalanceado. As dimensões da cultura nacional foram baseadas no projeto GLOBE, e o nível de gerenciamento de resultados foi estimado conforme Dechow et al. (1995)Dechow, P. M., Sloan, R. G., & Sweeney, A. P. (1995). Detecting earnings management. Accounting Review, 70(2), 193-225. http://www.jstor.org/stable/248303
http://www.jstor.org/stable/248303...
. Os resultados apresentam evidências de que a cultura nacional tem influência no monitoramento exercido pelas maiores firmas de auditoria e conferem benefícios às empresas no que tange à elaboração das demonstrações contábeis. Tais resultados sugerem relação de parcialidade da auditoria em virtude de aspectos culturais, o que pode comprometer a qualidade da informação contábil.
Palavras-chaves:
big four; cultura nacional; firmas de auditoria; gerenciamento de resultados; monitoramento