Acessibilidade / Reportar erro

Health in industry

RESENHAS

Health in industry

Kurt E. Weil

Escola de Administração de Emprêsas de São Paulo

HEALTH IN INDUSTRY - Por Donald Hunter (Penguin Books Ltd., Harmendsworth, Middlesex, 1959, 1.ª edição, 288 páginas, brochura).

Apesar do eufemismo do título ("A Saúde na Indústria"), o livro dá, no índice, uma boa idéia do assunto a que se refere: doenças e acidentes industriais. O autor explica seu eufemismo como decorrência da melhoria das condições de trabalho que, hoje, já permitem falar em manutenção de saúde em vez de diminuição de gravidade de doenças e acidentes. Os capítulos, no entanto, tratam de: 1) Introdução (Mão-de-Obra e seu Ambiente; Treino do Médico Industrial); 2) História da Medicina Industrial; 3) Legislação Trabalhista (inglêsa); 4) Acidentes no Trabalho; 5) Envenenamento por Metais e seus Compostos; 6) Envenenamento por Compostos da Química Orgânica; 7) Doenças pela Inalação de Poeiras; 8) Outras Moléstias no Trabalho. Valioso vocabulário, ótimo índice alfabético e bibliografia de livros de referência e de extensão completam o volume que conta com algumas reproduções fotográficas de interêsse.

O autor do livro foi, durante muito tempo, membro da comissão da "Pharmacopoeia Britannica" e é editor fundador do "British Journal of Industrial Medicine". Estudou higiene industrial na Universidade "Harvard" e no "Massachusetts General Hospital", em Boston.

O livro é suficientemente claro para todos aquêles que tenham conhecimentos básicos de química, física e biologia. Na opinião dêste revisor, não é possível escrever sôbre o assunto para leigos sem cair no relato demasiado simplificado e o autor evita bem essa falha, mantendo-se num razoável nível científico.

A importância do livro está no tratamento exaustivo que dá ao assunto, por preço diminuto, em volume pequeno, permitindo que cada um procure o que considera importante é acredita possa ser aplicado no seu ramo de trabalho. Nisso se torna de imensa valia para o chefe de pessoal, o médico da indústria, o enfermeiro, o engenheiro e a assistente social. O autor não dá as definições comuns sôbre estatísticas de acidentes, gravidade etc., mas essa, que, para nós, é a única falha no trabalho, é largamente compensada pela bem escrita história da higiene e da medicina industrial.

O tratamento das doenças profissionais (silicose, bursite de vidreiro, envenenamento com chumbo e seus sais, cromatos, por exemplo) é exaustivo e médico. Resumindo, trata-se de livro útil, que pode servir bem a todo o administrador de pessoal, de produção, de serviço social e ao médico ligado à indústria.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 1962
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br